No segundo fim de semana em que os restaurantes se dedicaram às “papas de sarrabulho”, registou-se um aumento de público relativamente ao fim de semana anterior. No domingo, dia, 17, o bom tempo que se fez sentir propiciou a vinda de publico à cidade, com os restaurante a atingirem níveis interessantes de participação, apesar do ambiente económico adverso. Segundo dados apurados pelos Serviços de Turismo da Câmara Municipal, serviram-se perto de 1700 doses de “papas de sarrabulho” nos restaurantes aderentes, grande parte no domingo, dia 17.
Em termos gerais, a Semana Gastronómica, que decorreu entre os dias 8 e 17 de março, terá atraído mais de três mil pessoas aos restaurantes do concelho.
Quanto ao programa de animação, depois da rota turística “Conhecer Barcelos com a arte popular”, realizada na tarde de 9 de março e que juntou dezenas de pessoas em visita às oficinas de alguns artesãos do concelho, bem como a animação proporcionada pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim, no dia 10, seguiu-se mais uma rota turística no dia 16, intitulada “Experiências no Mundo Rural”. A rota, que incluiu uma visita às quintas de Malta e Naturena, em Durrães, preencheu a lotação máxima de 50 visitantes e serviu para promover produtos inovadores ligados ao mundo rural, como compotas ou os tratamentos de saúde e cultura de pequenos frutos.
No domingo, dia 17, a animação esteve a cargo do Grupo Folclórico Infanto-Juvenil da Carreira e grupo de música popular Ecos do Povo, juntando centenas de pessoas em plena Avenida da Liberdade.
A Semana Gastronómica vem confirmar importância do turismo gastronómico para a economia do concelho e em especial para a sustentabilidade do setor da restauração, que tem um peso direto e indirecto muito forte na empregabilidade do concelho.
A proxima atividade ligada à gastronomia, promovida pela Câmara Municipal, é o Fim de Semana do Bacalhau que decorrerá no segundo fim de semana de junho.