Candidataram-se 161 alunos, tendo sido excluídos 29, segundo os critérios do Regulamento de Atribuição de Bolsas do Município de Barcelos. Foram admitidas 132 candidaturas nos diferentes escalões.
As bolsas destinam-se a apoiar os estudantes residentes no concelho há mais de um ano, com aproveitamento escolar no última ano letivo que frequentaram, com uma média igual ou superior a 12 valores e que não possuam um rendimento mensal per capita superior a 85% do Indexante aos Apoios Sociais. O valor da bolsa, correspondente a dez meses, é variável e efetuado por escalões, tendo como montante máximo a atribuir 270,00€. A bolsa só é atribuída aos alunos que obtenham bolsas de outras instituições.
Esta medida dirige-se, portanto, aos estudantes mais desfavorecidos em termos económicos e de recursos materiais, com o objetivo de reduzir as dificuldades económicas das famílias e contribuir para o desenvolvimento educacional dos alunos e da sociedade. No ano letivo 2011/2012, o Município investiu nesta medida 54.162,40€.
A segunda fase da atribuição de bolsas é relativa aos estudantes cujos processos aguardam a entrega de comprovativo de solicitação de bolsa de estudos nas respetivas universidades e institutos. Após aprovação pela Câmara Municipal, lista dos candidatos será colocada no site do Município durante o período de reclamações.