Na cerimónia de tomada de posse do novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, que decorreu no dia 13 de outubro, Miguel Costa Gomes garantiu que a Câmara Municipal “dedicará à causa dos bombeiros um esforço maior”. Mesmo num contexto de grandes dificuldades financeiras e com os constrangimentos impostos pela Lei dos Compromissos, “não se perspetivam cortes no apoio às corporações”.
O Presidente da Câmara felicitou o novo comandante, José Ferreira de Carvalho, afirmando que terá do executivo municipal “todo o apoio e disponibilidade”, em prol de “uma causa comum”: o bem estar da população.
José Carvalho, 48 anos de idade, integra a corporação desde a sua criação em 1984, exerce as funções de 2.º comandante há 19 anos e é comandante interino desde janeiro de 2012. Substitui no cargo, Joaquim João Pereira.
No seu discurso de tomada de posse, José Carvalho lembrou o “legado rico dos comandantes anteriores”, reafirmando a “cultura de operacionalidade e de profissionalismo” própria da corporação.
O presidente da direção lembrou o percurso da corporação e da Associação Humanitária, que teve o seu início há cerca de 30 anos. “Temos, agora, uma corporação sólida, que ultrapassa os limites do que seria imaginável”, disse Amadeu Lemos, que sublinhou o trabalho da instituição “até ao limite das capacidades”.
Atualmente, a instituição tem 22 mil sócios que pagam as suas quotas. Em 2011, fez 15.158 serviços, 358.380 quilómetros, 4.646 rastreios individuais, entre um vasto conjunto de tarefas voltadas para o bem-estar da população.
Da vida da Associação faz parte uma intensa atividade cultural desportiva e recreativa, por si ou em parceria com outras associações e autarquias. Destaque para a distribuição de alimentos a mais de 3.700 pessoas, no âmbito de um programa europeu de apoio.