Um rota que junta os trilhos do Monte de S.Gonçalo ao percurso que a Rainha Santa Isabel fez na sua pregrinação a Santiago de Compostela, naquele que hoje é conhecido por caminho do norte ou da Rainha.
Integrado no programa Caminhar para Conhecer Barcelos, o percurso de nível de dificuldade médio alto teve como principais pontos de interesse a envolvente paisagística ao monte e capela de S.Gonçalo, com destaque para a vista sobre a orla marítima de Viana do Castelo a Vila do Conde. Deste local é ainda possível avistar o curso final dos rios Cávado e Lima, bem como das serranias do Gerês e Serra de Arga. Daqui, é possível ter uma panorâmica das terras dos vales do Cávado, Neiva e Lima.
Na freguesia de Feitos, destaca-se o núcleo urbano central onde sobressaem alguns pormenores de arquitectura tradicional, estatuária, igreja paroquial e, na subida para o Monte de S. Gonçalo, o sepulcro encimado por uma cruz, sobranceiro à ribeira de Feitos. Aqui, é possível ver alguns moinhos que relembram um passado de grande atividade nesta área, ligada ao trabalho agrícola.
Há ainda a destacar alguma avi-fauna a marcar o silêncio da paisagem e a recuperação de algumas espécies de flora, típica destas paragens. Destaque também para a igreja românica de Abade de Neiva, um dos grandes elementos patrimoniais do concelho de Barcelos.
O próximo percurso intitula-se “No Trilho dos Cogumelos” e realiza-se no dia 3 de novembro, na freguesia de Creixomil.