A sessão contou com a presença de agricultores do concelho e associações representativas do setor e de vários especialistas.
Luísa Hipólito, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, expôs as medidas do PRODER, nomeadamente a ação “Modernização e Capacitação das Empresas no Setor do Leite”, a ação “Investimentos de Pequena Dimensão” e a ação “Instalação de Jovens Agricultores”.
Paulo Pereira, da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cavado e Ave, falaram sobre alguns dos apoios do PRODER para o território do Alto Cavado, como as medidas “Diversificação da Economia e Criação de Emprego”, “Melhoria da Qualidade de Vida” e “Funcionamento do Grupo de Acção Local”.
Falou ainda do projeto “Prove”, que pretende aproximar os pequenos produtores agrícolas do consumidor final.
O encerramento deste evento foi feito pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Domingos Pereira, que abordou a importância deste setor no nosso concelho, referindo-se, ainda, à importância das associações no apoio aos agricultores e a disponibilidade de colaboração da Câmara Municipal.
Sobre o tema do licenciamento das vacarias, Domingos Pereira afirmou que este assunto constitui uma preocupação do executivo municipal, dada a importância económica e social que possuem para o desenvolvimento do nosso concelho.