A plantação de 40 árvores autóctones, entre as quais carvalhos e pinheiros-mansos, contará com a participação de crianças do 3º e 4º ano da Escola do Primeiro Ciclo da Pousa. A atividade terá inicio por volta das 14h00, na referida Escola, seguindo-se uma caminhada até à zona a reflorestar. Pretende-se com esta ação incutir nos mais novos o conceito de reflorestação e sensibilizá-los para a importância das florestas, da biodiversidade, bem como os cuidados a ter com o fogo e os resíduos frequentemente abandonados nestes locais.
Hoje em dia, a exploração descontrolada dos recursos naturais, os incêndios e a falta de ordenamento florestal, tem contribuído para o desaparecimento das florestas e consequentemente para a extinção das espécies. Este flagelo pode ser combatido, incentivando e promovendo o reflorestamento, garantindo a riqueza do meio ambiente e o aumento da biodiversidade.
No dia 22 março, o Município assinala o Dia Mundial da Água com uma visita às instalações da empresa Águas do Noroeste S.A.
Face à situação de seca que o nosso país atravessa atualmente, é de extrema importância alertar a população para a necessidade de poupar água.
A Educação Ambiental tem contribuído em larga escala para a sensibilização das populações na preservação da natureza, principalmente nas camadas mais jovens. Urge, no entanto, direcionar este tipo de campanhas para a população sénior, aproveitando a relevância que este grupo da população desempenha na sociedade a partir das suas experiências, partilhando ideias e conceitos com as gerações mais novas. Pretende-se, cada vez mais, uma interacção entre as crianças e os idosos.
A visita será realizada por parte da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, pelas 15h00. Através desta visita, os utentes da Santa Casa, ficarão a conhecer as várias etapas de tratamento da água, desde que é captada no rio, até ao seu consumo.