Trata-se de um novo agrupamento composto por 11 músicos de Barcelos “que em 2011 conceberam e protagonizaram um ensemble especializado em música à capella”. O Coro, que se estreou no programa televisivo “Portugal no Coração”, da RTP, três dias antes deste espectáculo, tem um repertório abrangente e integra obras portuguesas e estrangeiras de estilos variados.
No domingo, 13 grupos folclóricos do concelho cantaram os Reis aos barcelenses, percorrendo as ruas da cidade e proporcionando um grande espectáculo de música tradicional e popular. Muitas centenas de pessoas acompanharam e dançaram ao som da música dos grupos folclóricos do concelho que actuaram no palco montado na Avenida da Liberdade. A vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos os grupos e do imenso público que se associou a esta segunda edição dos Cantares dos Reis.
Participaram os seguintes grupos: Folclórico de Tregosa; Grupo Folclórico de Barcelinhos; Rancho Folclórico e Etnográfico a Telheira de Barqueiros; Grupo Folclórico Juvenil de Galegos Santa Maria; Grupo de Danças e Cantares de Barcelos; Rancho Folclórico Santa Maria de Moure; Rancho Folclórico Infanto-Juvenil de S. Miguel da Carreira; Rancho Folclórico de Gilmonde; Rancho Folclórico do Centro Social de Aguiar; Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu; Grupo de Danças e Cantares “As Gamelinhas de Palme”; Grupo de Danças e Cantares de Aldreu; Rancho Folclórico de S. Lourenço de Alvelos.
O programa musical prossegue no dia 14, às 21h30, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, com um Concerto de Reis, pelo Coral Magistrói de Carapeços.