Duas dezenas de temas de autores nacionais e estrangeiros e de épocas muito distintas compunham o repertório deste espectáculo, que conta com 55 elementos do coro e vários colaboradores, músicos e solistas. Todas as peças e respectivos autores são apresentados previamente e, durante a actuação, são projectadas as letras para que o público possa acompanhar.
A vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal esteve presente, tendo referido que estes eventos, expressam uma política cultural que aposta na divulgação do trabalho das associações e na preservação das tradições culturais do concelho. Armandina Saleiro, que recebeu do Coral Magistrói um exemplar do CD editado por esta associação, destacou a qualidade do grupo, reiterando a disponibilidade do Município para continuar a apoiar o projecto iniciado em 1977.
O programa musical dedicado ao Ano Novo e aos Reis, começou no dia 7 de janeiro, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, com a atuação do Coro de Câmara de Barcelos – um novo agrupamento composto por 11 músicos de Barcelos “que em 2011 conceberam e protagonizaram um ensemble especializado em música à capella”.
No dia 8, treze grupos folclóricos do concelho cantaram os Reis aos barcelenses, percorrendo as ruas da cidade e proporcionando um grande espectáculo de música tradicional e popular. Muitas centenas de pessoas acompanharam e dançaram ao som da música dos grupos folclóricos do concelho que actuaram no palco montado na Avenida da Liberdade.