Esta primeira edição, de carácter experimental, teve a participação de 31 estabelecimentos na cidade de Barcelos correspondendo a uma área sentada de 2932 lugares. Os agentes locais apostaram forte na dinamização das esplanadas como factor de atratividade e como factor de animação, sobretudo no período de Verão e início de Outono. Esta acção procurou também dinamizar o comércio local e harmonizar as esplanadas com o espaço de fruição pública.
O concurso foi aberto aos estabelecimentos com actividade licenciada e avaliou os seguintes aspectos: a criatividade e originalidade do espaço, decoração, qualidade dos materiais utilizados, dinamização do espaço, apresentação geral, adesão a projectos e iniciativas de Barcelos, serviço e qualidade, horário de funcionamento, comodidade e integração do espaço envolvente. O regulamento do concurso está construído com factores que visam a criação de um novo conceito de esplanada, mais dinâmico e pro-activo, capaz de dar vida à cidade, sobretudo nos horários pós-laborais.
A avaliação foi feita por um júri – composto por representantes dos Pelouros do Turismo, Urbanismo e Desenvolvimento Económico – que efectuou três visitas.
Foram atribuídos três prémios e certificados a todos estabelecimentos concorrentes., Classificações:
1º Storia del Caffé – Localizado no Centro Comercial do Terço, loja 4,
2º Turismo Lounge Restaurante – Localizado na rua Duques de Bragança
3º A Colonial – Localizada no Largo da Porta Nova nº 43.