A colocação de recipientes nos restantes cemitérios do concelho será gradual (Março, Junho e Setembro) e generalizada durante o ano de 2012.
Para pôr em prática esta medida, a Câmara Municipal assinou um protocolo com uma empresa do concelho especializada na reciclagem deste tipo de materiais, visando recolher e encaminhar os resíduos provenientes de velas e círios para valorização. Evita-se, assim, a deposição destes resíduos em aterros e diminui-se o impacto da manufactura de raiz. Segundo o protocolo, a empresa fica obrigada a disponibilizar ao Município compostores e kits de jardinagem, no âmbito da promoção de práticas ambientalmente sustentáveis.
Esta é mais uma medida ambiental activa que privilegia a recolha selectiva de resíduos, evitando a sua deposição nos contentores comuns de resíduos sólidos e, consequentemente, diminuindo o lixo nos aterros sanitários e o valor da factura ambiental, com, por exemplo, o transporte destes resíduos.
Em Julho deste ano, o Município de Barcelos já havia disponibilizado um contentor, localizado no parque de viaturas da Câmara, para a deposição, sem qualquer custo, de resíduos eléctricos e electrónicos – computadores, televisores e todo o tipo de electrodomésticos –, assim como “embalões” para a recolha de resíduos provenientes da actividade dos cabeleireiros. Estes recipientes são fornecidos gratuitamente pelo Município aos próprios cabeleireiros.
Há cerca de um ano, foram também instalados recipientes de recolha de óleos alimentares usados em todo o concelho.
Com estas medidas, o Município pretende melhorar o desempenho do concelho ao nível da separação, reciclagem e valorização de resíduos, mostrando aos munícipes que a separação e reaproveitamento dos materiais é fundamental para o equilíbrio ecológico do planeta, evitando-se o consumo de matérias-primas naturais.