Para celebrar a efeméride, que se comemora a 24 de Novembro, instituída em 1997 alusiva ao nascimento de Rómulo de Carvalho que tem como objectivo divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência, a Autarquia convidou um dos supra sumos nacionais da Física. Carlos Fiolhais é professor catedrático da Faculdade de Física da Universidade de Coimbra, e um dos cientistas e divulgadores da ciência mais conhecidos em Portugal. Em Barcelos, vai proferir uma conferência subordina ao tema “Universo em expansão acelerada: O Prémio Nobel da Física de 2011”. Será abordado o Big Bang, o Universo na sua infância e o seu provável destino, bem como os constituintes do Universo e as suas interacções.
A conferência, que tem entrada livre, destina-se ao público adulto, alunos do ensino secundário e professores.
Sobre o conferencista
Carlos Manuel Batista Fiolhais nasceu em Lisboa, em 1956. Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra, em 1978 e doutorou-se em Física Teórica na Universidade de Goethe, em Frankfurt am Main, Alemanha em 1982. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos.
Actualmente é professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, (desde 2000) e Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Criou e dirige o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, em Coimbra, e criou o portal de Ciência. É um dos cientistas e divulgadores de ciência mais conhecido em Portugal e tem visto o seu mérito reconhecido com diversos prémios. Foi fundador e director do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico. Tem coordenado vários projectos de investigação e supervisionando vários estudantes de pós-graduação. Participou em numerosas acções, conferências e colóquios promovendo a ciência e a cultura científica. Publicou vários livros científicos sendo o mais conhecido: “Física Divertida”, entre outros, nomeadamente: “Ciência a Brincar”; “Fundamento da Termodinâmica do Equilíbrio”: “Roteiro de Ciência e Tecnologia”; Manuais Escolares de Física e Química. É autor de artigos científicos em revistas internacionais, artigos pedagógicos e de divulgação. Dirige a revista: “A Gazeta de Física” da Sociedade Portuguesa de Física e é membro da Comissão Editorial das revistas Europhysics News, da Sociedade Europeia de Física.