O melhor da gastronomia minhota vai estar na mesa de 19 restaurantes da cidade de Barcelos, entre 11 e 13 de novembro de 2011, com o 2º fim-de-semana do arroz pica no chão. Depois do concurso Galo Assado, realizado há um mês, a Câmara Municipal volta a organizar mais um fim-de-semana gastronómico, com o galo em particular destaque na culinária barcelense. Pretende-se, assim, potenciar a figura do galo como símbolo do concelho, nas suas diversas vertentes, incluindo a gastronómica.
Agora, os restaurantes vão disponibilizar mais uma receita popular e uma referência gastronómica de Barcelos e da região: o arroz pica no chão. A denominação arroz pica no chão fica a dever-se ao nome que é dado aos galináceos que procuram de alimento no chão.
Este prato é umas das iguarias mais nobres do concelho de Barcelos e da região do Minho, pelo que a sua promoção visa preservar os sabores tradicionais. Não são utilizados ingredientes secretos na confeção deste prato, uma vez que são a qualidade dos produtos e os paladares tradicionais as características que atraem os clientes.
A Câmara Municipal de Barcelos organiza e promove regularmente eventos gastronómicos, fazendo eco da gastronomia riquíssima e variada do concelho e da região, onde a carne dos galináceos, o bacalhau, as papas de sarrabulho, os rojões e muitas outras iguarias assumem destaque especial.
Paralelamente ao fim-de-semana do arroz pica no chão, desenvolve-se um programa de animação que inclui um passeio a algumas quintas do concelho para provas de vinho verde, no dia 12, e a Feira da Castanha, entre os dias 11 e 13, no Campo da Feira.
A Feira da Castanha, na sua primeira edição, vai juntar mais de 50 expositores, maioritariamente de castanha, e outros ligados ao artesanato e vinhos, dos quais 15 são de Barcelos. A acção que tem apoio da Câmara Municipal, conta com animação musical e com um desfile do grupo folclórico de Rio Covo Santa Eugénia, no sábado, dia 12, às 21h00. Durante o evento, a organização vai oferecer castanhas aos visitantes. A Feira encerra na sexta todos os dias às 23h30 e abre no sábado e no domingo às 10h00.
Um outro evento de animação deste fim-de-semana é a rota “Pelos Encantos do Vinho Verde”, a realizar no dia 12, sábado. Trata-se de mais uma edição da rota “Conhecer Barcelos com os encantos do vinho verde”, com visita à Quinta de Santa Maria e do Tamariz, em Carreira, e Quinta do Balão, em Moure. A visita tem início às 14h30, com concentração no Posto de Turismo.
Está ainda prevista a realização da Conferência Nacional das Rotas de Vinho, a decorrer no Auditório da Câmara Municipal, no dia 11.
Programa de animação:
Dia 11 – Às 17h30: Inauguração da Feira da Castanha, no Campo da Feira de Barcelos. Aberta até ao dia 13.
Dia 11 – Das 9h00 às 18h00: Conferência Nacional das Rotas de Vinho, no Auditório Municipal.
Dia 12 – Às 14h00: “Pelos Encantos do Vinho Verde”. Passeio/visita-guiada por algumas quintas do concelho, com provas de vinho verde – Quinta de Santa Maria e Quinta do Balão. (Actividade com inscrições no Posto de Turismo, limitada aos primeiros 50 inscritos).