Na sessão cultural que marcou o arranque do programa, que decorreu no auditório S. Bento Menni, Miguel Costa Gomes afirmou que o Município de Barcelos “trabalha para acabar com as barreiras”, quer as que dificultam a mobilidade física, quer as que alimentam o preconceito em relação às pessoas com deficiência. “Devemos perceber que somos todos iguais, não só por palavras mas sobretudo por actos”, disse ainda o Presidente da Câmara, que reiterou a necessidade de melhorar as acessibilidades nos espaços públicos tendo em vista a qualidade de vida das pessoas com deficiência. A terminar, o Presidente felicitou todas as pessoas e instituições envolvidas neste programa, saudando o esforço dos que contribuem voluntariamente para uma sociedade mais solidária.
O Dia Cultural marcou o início do programa que tem como referencia o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado a 3 de Dezembro, mas outras iniciativas estão previstas até ao final do ano. Assim, já no dia 27, na APAC, decorrerá o primeiro Dia Aberto à Comunidade, seguindo-se iniciativas idênticas na APACI (11 de Novembro) e na Casa de Saúde S. José (7 de Dezembro).
O programa inclui ainda a III Caminhada “No Mesmo Pé de Igualdade”, no dia 3 de Dezembro, uma actividade de animação numa discoteca (dia 6 de Dezembro) e uma exposição de trabalhos alusivos à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizados por alunos e utentes de várias instituições do concelho.