Vai ser lançado no dia 14 de Junho, terça-feira, pelas 21.30 horas, na Biblioteca Municipal de Barcelos, o último livro do arquitecto José Gomes Fernandes intitulado “A Cidade das Memórias”.
Numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Barcelos e o Rotary Clube de Barcelos, o autor e a obra serão apresentados por Victor Pinho, Chefe de Divisão de Biblioteca e Arquivos do Município de Barcelos.
Este romance, que tem por personagem central um dos mais conhecidos alfarrabistas da cidade, é um autêntico quadro vivo do que foi a vida portuense na segunda metade do século XX, desde a movimentação política e social (suscitada pelas campanhas de Norton de Matos e Humberto delgado), passando pelo quotidiano da população, até às manifestações culturais e literárias que fizeram época e foram, porventura, um momento alto da afirmação invicta.
Trata-se dum registo memorialista, quase documental, que noz faz reviver uma época histórica de tensões e paixões, também de brios e de brilhos, entrelaçando vivências e caracteres que denotam a mais funda idiossincrasia das gentes do Porto.
José Gomes Fernandes é arquitecto, professor universitário, cronista e ficcionista.
Foi Presidente da Secção Regional do Norte da Associação dos Arquitectos Portugueses, Vereador do Urbanismo e Reabilitação Urbana Câmara Municipal do Porto e Secretário de Estado do Ordenamento e Ambiente e Deputado.
Colaborador permanente do “Jornal de Notícias” e do suplemento “Das Artes das Letras”, do jornal “O Primeiro de Janeiro”, escreve também no jornal literário “As Artes entre as Letras”.
Tem publicados uma série de livros: “Centro Histórico do Porto – Dar Futuro ao nosso Passado”, Porto, Edição da AJHLP, 1983; “O Porto – Cidade Diferente”, Porto, Edição da AJHLP, 1986; “A Tentação da Cidade”, Porto, Fundação Eng. António de Almeida, 1995; “A Revolta das Pombas”, Lisboa, Editorial Notícias, 2001; “Crónicas do Porto”, Porto, Edições Asa, 2001; “A Ruína” (Crónica romanceada), Porto, Edições Caixotim, 2004; “A Barqueira” (Romance), Porto, Edições Caixotim, 2005; “A Gata Matilde” (Novela), Porto, Fólio Edições, 2005 e “Rosa das Virtudes” (Romance), Porto, Edições Caixotim, 2008.
No prelo, encontra-se o livro “Porto de Nós – Crónicas de Cidadania”.