Os Paços do Concelho são a sede da administração local do Município de Barcelos, incluindo a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e outros serviços municipais. Além disso, o edifício emblemático, com raízes no século XV, alberga três espaços públicos que se dedicam essencialmente à realização de eventos comunitários.
No Auditório, onde decorrem as sessões da Assembleia Municipal, são organizadas palestras, conferências, concertos e várias atividades da própria Câmara Municipal. Já o Salão Nobre é um espaço dedicado por excelência a receções oficiais, sendo também muito utilizado para a realização de concertos, exposições e outras atividades de índole cultural, tal como a Sala Gótica que se dedica sobretudo ao acolhimento de exposições.
O atual edifício resulta de reformas e acrescentos a partir dos iniciais Paços do Concelho, com arcadas ogivais de finais do século XV, tendo sofrido grandes alterações no século XVIII e uma ampliação no século XIX. Foram anexados, entre outros, o Hospital do Espírito Santo, do século XIV, a Capela de Santa Maria e a Igreja da Misericórdia, do século XVI.
Projeto de Arquitetura:
Arq. Manuel Luís Cabral Teles
Arq. José Pulido Valente
Arq. João Albergaria Oliveira
Arq. Susana Milhases Madureira
Arq. Miguel Gonçalves Dias
Arq. Joaquim Flores
Arq. Sérgio Moreira
Projeto de Estabilidade:
Eng. Fernando Noites
Eng. Silva Costa
Projeto de Instalações e Equipamentos Elétricos:
Eng. Manuel Costa Simões
Projeto de Instalações Mecânicas:
Eng. Isabel Sarmento
Arranjos Exteriores:
Arq. Paisagista Agostinho Pizarro
Arquitetura Paisagista:
Construtor – Eusébio e Filhos S.A.