A iniciativa contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Armandina Saleiro, da Coordenadora do GOI, Liliana Matos, do Diretor Distrital da Segurança Social de Braga, João Ferreira, e do Padre Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa.
Na sua intervenção, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Armandina Saleiro, agradeceu a todos os formandos e referiu que “estas parcerias são importantes para a transformação da comunidade através da partilha de conhecimentos e boas práticas”.
A iniciativa terminou com a entrega dos certificados aos formandos oriundos de 20 instituições do concelho de Barcelos que deram resposta às necessidades de formação das pessoas envolvidas, de forma a contribuir para o desenvolvimento das suas competências e para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.
O GOI é um grupo da Rede Social de Barcelos que congrega as instituições sociais com respostas sociais para a Terceira Idade.
São muitas as iniciativas que o Município de Barcelos promove em prol do bem-estar e convívio dos seniores do concelho. Quinzenalmente, dedica uma programação, no Teatro Gil Vicente, vocacionada para as IPSS’s do concelho, com espetáculos promovidos pelas instituições ou pelo Município, com entrada gratuita. Também através do projeto “Artes Sénior”, destinado às artes plásticas e expressão dramática, os idosos têm a possibilidade de dar asas à imaginação e criatividade, exprimindo as suas emoções e sentimentos.