
O projeto “Envelhecimento ativo e saudável em Barcelos”, submetido ao Aviso NORTE2030-2024-6 | Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (ITI), tem como objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável em Barcelos, combater o isolamento social, capacitar as pessoas mais velhas e cuidadores.
O projeto envolve a participação das seguintes entidades: Município de Barcelos, beneficiário coordenador; e dos seguintes beneficiários copromotores: Centro Social da Paróquia de Arcozelo; Cruz Vermelha Portuguesa; SOPRO – Solidariedade e Promoção, através do desenvolvimento das seguintes iniciativas:
Município de Barcelos:
Academia + 65
Atividades de dinamização e estimulação para fortalecer vínculos comunitários, relações interpessoais e intergeracionais, através da promoção de ações no domínio da atividade física, bem como de ações educativas e motivacionais que aumentem a literacia em saúde, encorajem a adoção de estilos de vida saudáveis e promovam o bem-estar geral.
Oficina da Memória e Estimulação Cognitiva
Desenvolvimento de atividades de estimulação cognitiva. Realização de atividades em parceria com instituições que atuam na área do envelhecimento e na minimização das perdas cognitivas, promover a utilização de novas tecnologias. Promoção da capacitação das pessoas para a gestão autónoma das suas atividades de vida diária, integrando atividades criativas, culturais e educativas que estimulem a saúde cerebral.
Workshops Literacia + 65
Promover a inclusão digital das pessoas mais velhas, dotando os participantes dos conhecimentos necessários para superar barreiras digitais. Capacitar as pessoas mais velhas para a utilização de ferramentas digitais que facilitam a comunicação, gestão da saúde, finanças ou lazer.
Cartão Barcelos 65+
Iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas, proporcionando o acesso a bens e serviços no território. A concretização terá como base um regulamento que visa promover e garantir o acesso ao Cartão Barcelos 65+ a todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, residentes no concelho de Barcelos, definindo as bases do seu enquadramento jurídico, direitos e deveres dos beneficiários e das entidades concessoras de benefícios, bem como as responsabilidades a assumir pelas partes envolvidas.
Comissão Municipal de Proteção à Pessoa Mais Velha
Uma resposta integrada aos desafios enfrentados pela população mais velha do município, considerando fatores como o isolamento social, violência contra as pessoas mais velhas, carência económica e dificuldades no acesso a serviços. Esta comissão pretende unir esforços entre o Município de Barcelos e as instituições locais para assegurar os direitos das pessoas mais velhas e promover o seu bem-estar.
Eu e a Minha Reforma
Adquirir conhecimentos e desenvolver competências que permitam a tomada de decisões financeiras, corretas e informadas. Melhoria da capacidade de avaliação de riscos, prevenção de situações de fraude e burla, ou outras que comprometam a sustentabilidade financeira e prejudiquem o bem-estar e qualidade de vida, com prejuízos familiares e sociais. Proporcionar formação prática no uso de plataformas e ferramentas digitais que promovam a inclusão financeira digital de forma segura e eficiente. Atividade dirigida a pessoas com 65 anos ou mais que possuem conhecimentos básicos de informática.
Todas as atividades referentes a cada iniciativa encontram-se descritas no plano de ação do projeto “Envelhecimento ativo e saudável em Barcelos”.
Centro Social da Paróquia de Arcozelo:
Barcelos + Ativo
Ações de sensibilização e capacitação das pessoas mais velhas, das famílias e comunidade no âmbito do envelhecimento ativo e saudável, promovendo a interação social, reduzindo o isolamento e a solidão das pessoas mais velhas.
Pessoas Mais Velhas no Parque
Dinamização de atividades lúdicas, especialmente dirigidas às pessoas com 65 anos ou mais, que estimulem o bem-estar físico e emocional e promovam o sentimento de pertença à comunidade.
As atividades das iniciativas “Barcelos + Ativo” e “Pessoas Mais Velhas no Parque” encontram-se descritas no plano de ação do projeto “Envelhecimento ativo e saudável em Barcelos”.
Cruz Vermelha Portuguesa:
Teleassistência
Esta iniciativa destina-se a pessoas com 65 ou mais anos e insere-se numa política de proximidade que visa contribuir para que as pessoas mais velhas do concelho de Barcelos, em especial aquelas que se encontram em situação de dependência, isolamento ou vulnerabilidade, possam continuar a viver nos seus lares e comunidades, usufruindo deste apoio. A concretização desta iniciativa tem como base critérios que definem a elegibilidade e funcionamento do serviço, de forma a garantir uma análise criteriosa que permita a entrega dos equipamentos às pessoas em situação comprovada de maior necessidade.
Normas relativas aos critérios de elegibilidade – Serviço de Teleassistência Projeto “Envelhecimento ativo e saudável em Barcelos” (ver aqui), deliberadas em reunião de câmara municipal no dia 12 de janeiro de 2026 (disponível no Edital publicado em 19 de janeiro de 2026) (ver aqui)
As candidaturas decorrem durante um mês, após publicação do respetivo edital, conforme o disposto no n.º 1 da cláusula quinta das Normas relativas aos critérios de elegibilidade – Serviço de Teleassistência. Nos termos do n.º 2 da cláusula quinta, as candidaturas devem ser apresentadas no Balcão Único da Câmara Municipal de Barcelos, mediante formulário próprio (ver aqui) e acompanhadas da documentação exigida, podendo também ser submetidas por via eletrónica através do portal do Município de Barcelos.
SOPRO – Solidariedade e Promoção:
Equipa CuidIn
Visa acompanhar e apoiar os cuidadores, promovendo a proximidade, aliviando as suas dificuldades e preenchendo lacunas no cuidado em momentos de ausência dos mesmos.
Através da parceria com o programa Barcelos + Voluntário, propõe-se a capacitação de voluntários para prestar cuidados temporários, permitindo que os cuidadores possam atender a compromissos como consultas, entre outros.
Barcelos Amigo: Intervenção Social e Voluntariado
Visa mitigar as fragilidades sociais, cognitivas, emocionais e habitacionais da população mais velha do concelho de Barcelos. Pretende promover o combate à solidão e ao isolamento social, melhorar a qualidade de vida desta população, assegurando condições habitacionais mais seguras, confortáveis e adaptadas às suas necessidades. Além disso, sensibilizar a comunidade em geral para os desafios e as oportunidades do envelhecimento.
As atividades das iniciativas “Equipa CuidIn” e “Barcelos Amigo: Intervenção Social e Voluntariado” encontram-se descritas no plano de ação do projeto “Envelhecimento ativo e saudável em Barcelos”.
As atividades do projeto e contactos para inscrição estão disponíveis no Plano de Ação 2025, 2026, 2027. Além das atividades descritas no plano de ação outras ações poderão ser adicionadas ao longo do projeto, decorrentes da articulação com parceiros do território.
Este projeto conta com a colaboração das seguintes entidades:
Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF’s)
Guarda Nacional Republicana (GNR)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)
Intensify World
Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia
Ministério Público – Comarca de Braga
Polícia de Segurança Pública (PSP)
Rede Social de Barcelos
Unidade Local de Saúde de Barcelos, Esposende
Veja o Plano de Ação 2025, 2026 e 2027 do projeto “Envelhecimento ativo e saudável em Barcelos” no documento abaixo.
2024 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DSIMA