O Município de Barcelos, assente na promoção dos valores da cidadania, do diálogo intercultural, da partilha de conhecimento e da paz, candidatou-se ao programa ERASMUS + Ação Chave I – projeto -Bridging Education and Training by real experiences in labour market assumindo-se como entidade promotora e coordenadora do mesmo. A dita candidatura foi aprovada, tendo sido atribuída uma subvenção ao Município de Barcelos para a concretização do projeto.
Desta forma 80 alunos de Escolas Profissionais do concelho terão a oportunidade de expandir e melhorar a qualidade das suas práticas de formação, nas empresas europeias, concretamente em Itália (Reggio Di Calabria) entrando em contacto com a realidade do mercado de trabalho único europeu, designadamente nas áreas nas áreas de Turismo, Restauração (Bar), Comunicação, TIC, Gestão, Secretariado, Design Gráfico , sendo acompanhados por 8 professores da componente técnica.
A elaboração e concretização deste Projeto assenta numa estreita cooperação e envolvimento ativo dos Agrupamentos de Escola e Escolas Não Agrupadas do concelho de Barcelos e da valorização do ensino profissional.
O presente projeto apresenta-se como promotor da igualdade de oportunidades, permitindo a jovens de contexto socioeconómicos vulneráveis/desfavorecidos, ter uma experiência única e transformadora da sua vida académica , pessoal e profissional.