O Estádio Cidade de Barcelos foi inaugurado em 30 de Maio de 2004.
Situa-se na União de Freguesias de Barcelos, Vila Frescaínha (S. Martinho e S. Pedro) e Vila Boa, com fácil acesso pela Estrada Nacional 103, que liga Barcelos a Viana do Castelo.
É um estádio que tem a categoria C da UEFA, o que permite a realização de jogos internacionais, incluindo os da seleção A.
O Estádio Cidade de Barcelos tem a capacidade de 12.046 lugares sentados. A nível de estacionamento tem dois parques cobertos, um com entrada pela bancada nascente (P1), com 67 lugares, e outro com entrada pela bancada sul (P2), com 48 lugares.
Existem também 273 lugares em parque exterior, junto à fachada nascente e 117 no arruamento junto à fachada poente. Há ainda 13 lugares de estacionamento para autocarros, sendo que os autocarros das equipas têm garagem própria com entrada direta pela bancada sul.
A orientação do relvado é norte-sul e as dimensões são de 105 metros de comprimento por 68 m de largura.
O Estádio Cidade de Barcelos tem a capacidade de 12.046 lugares sentados, distribuídos em:
- Bancada Norte 1.935
- Bancada Nascente 2.448
- Bancada Sul Superior 2.127
- Bancada SUL Inferior 1.836
- Bancada Poente Superior 1.587
- Bancada Poente Inferior 1.818
- Lugares para Deficientes 16 + 16
- Camarotes Empresa 192
- Camarote VIP 1 12
- Camarote VIP 2 18
- Tribuna Presidencial 41
Existem ainda 102 lugares destinados aos jornalistas e espaços específicos para transmissões televisivas.
Estacionamento
O estádio tem dois parques cobertos, um com entrada pela bancada nascente (P1), com 67 lugares, e outro com entrada pela bancada sul (P2), com 48 lugares.
Existem também 273 lugares em parque exterior, junto à fachada nascente e 117 no arruamento junto à fachada poente. Há ainda 13 lugares de estacionamento para autocarros, sendo que os autocarros das equipas têm garagem própria com entrada directa pela bancada sul.
Instalações Desportivas
A orientação do relvado é norte-sul e as dimensões são de 105 metros de comprimento por 68 m de largura.
O conjunto de balneários, vestiários e sanitários do Estádio Cidade de Barcelos são modernos e do mais funcional que existe, cumprindo as últimas normas e recomendações da UEFA e FIFA. Este espaço tem também englobado balneário para o treinador e sala de massagens.
Na zona de balneários situa-se ainda uma sala para a organização do jogo, uma sala do controlo “antidoping”, um posto médico e uma sala de aquecimento de piso sintético, transformada num mini-ginásio de musculação.