A inclusão e a acessibilidade de toda a comunidade às atividades e equipamentos educativos e socioculturais é uma responsabilidade social e tem sido uma preocupação do Município de Barcelos. Com vista a construir uma sociedade mais inclusiva o Município tem desenvolvido um conjunto de ações, quer através do Programa RAMPA – Barcelos Acessível, quer pelos espaços e monumentos que progressivamente se têm tornado acessíveis aos diferentes públicos, transformando o espaço e criando uma cidade para todos. Assim, é assumida a promoção da igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência, diminuindo o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais ou físicas com vista à inclusão e à participação das pessoas com deficiência.
Neste contexto de atuação o Município de Barcelos recebeu no ano 2014 o primeiro prémio “Concelho Mais Acessível”, na categoria Lazer| Património| Turismo, criado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), com um monumento lde origem medieval ocalizado em pleno centro histórico, a Torre Medieval, importante espaço cultural de promoção de Barcelos e do artesanato, visitado mensalmente por milhares de pessoas, indutor de uma cultura de inclusão.
A eliminação de barreiras arquitetónicas tem sido uma preocupação constante por forma a permitir o acesso de todos, como é exemplo o espaço da Galeria Municipal de Arte, que passou a disponibilizar elevador de acesso à galeria de exposições no piso superior.
Como proposta de roteiro e visita cultural na cidade sugerimos: