O Galo de Barcelos, na sua experiência imersiva de modelagem e pintura, foi distinguido como ‘Melhor Experiência de Turismo Criativo’ pelo júri internacional, no âmbito da 13.ª World Creative Tourism Awards, prémios internacionais de referência no turismo criativo.
A distinção resulta da candidatura apresentada pelo Município de Barcelos, através da Casa da Criatividade, na categoria de melhor experiência de turismo criativo.
O reconhecimento desta experiência reforça a projeção de Barcelos como destino de referência no turismo criativo, valorizando os elementos culturais e artesanais que caracterizam a identidade do concelho. Destaca, igualmente, o papel do turismo criativo na sustentabilidade e preservação do artesanato tradicional, contribuindo para a continuidade e dinamização dos ofícios locais.
O prémio foi entregue ao vereador do pelouro do Turismo, Pedro Miguel Ferreira, durante a FITUR – Feira Internacional de Turismo, que decorreu em Madrid entre 21 e 25 de janeiro.
A edição 2026 contou com a participação de 223 candidaturas de 28 países, avaliadas por um júri internacional de especialistas em marketing turístico e economia criativa. O prémio reconhece experiências que adotam a criatividade como eixo central do desenvolvimento cultural, social e económico dos territórios, promovendo vivências autênticas, participativas e regenerativas.



