Barcelos ilumina as suas ruas, praças e avenidas, no próximo sábado, 29 de novembro, às 18h30, dando luz e brilho ao Natal, a época mais mágica do ano. Serão 33 dias repletos de luz, alegria e momentos únicos para toda a família.
Ao som do grupo Coral Magistrói, a cidade vai ficar inundada de luz e cor, com milhares de motivos que vão iluminar cerca de 76 ruas, praças, avenidas, largos, espaços municipais e outras zonas da cidade, proporcionando um ambiente acolhedor aos barcelenses e a todos quantos visitam Barcelos nesta quadra festiva.
A programação de Natal do Município arrancou já no dia 21 de novembro, com a abertura ao público da exposição “Presépio, uma imagem, várias interpretações”, que estará patente na Torre Medieval e no Posto de Turismo até 6 de janeiro.
No dia 29, além da inauguração da iluminação das luzes de Natal, quem visitar Barcelos poderá desfrutar, a partir das 16h30, de um vasto programa: inauguração da exposição “Presépio a 7 Artes”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho e no Salão Nobre, inauguração do Presépio no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, inauguração do Mercado de Natal, na Alameda das Barrocas, e muita animação de rua.
Dezenas de pontos de atração
Luzes cintilantes, Mercado de Natal, Carrossel Solidário, Charrete de Natal, pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, túnel interativo “Aldeia de Natal”, exposições de presépios, workshops, concertos, recitais, animação de rua, programas educativos, sessões de contos, concurso “Barcelos Doce”, desfile “Magia do Natal”, desfile Pai Natal Motard, Corrida de Natal, Ceia de Natal do Peregrino e Christmas With Friends prometem colocar Barcelos entre os destinos mais mágicos deste Natal.
Além disso, destacam-se concertos de Natal na cidade e nas freguesias: na Igreja Paroquial de Palme (dia 5), na Igreja Paroquial de Vila Frescainha S. Pedro (dia 6), no Salão Paroquial do Centro Social de S. Miguel da Carreira (dia 8), no Templo do Senhor da Cruz (dia 12), no Convento de São Salvador Vilar de Frades, em Areias de Vilar, e na Igreja Paroquial de Alheira (dia 13), no Templo do Senhor da Cruz (dia 14) e na Igreja Matriz de Barcelos (dia 20).
Com o mesmo objetivo de promoção do acesso à cultura, diversos equipamentos municipais vão estar abertos ao público à noite. Nos dias 29 de novembro e, ainda, nos dias 1,6, 8 e 12 de dezembro, das 20h00 às 24h00.
Nos dias 13 e 20 de dezembro, a Biblioteca Municipal, o Espaço Cultura, a Galeria Municipal de Arte, o Museu de Olaria, a Sala Gótica, o Posto de Turismo e a Torre Medieval estarão de portas abertas das 21h00 às 24h00.
E, quem quiser levar uma recordação temática, pode deslocar-se ao outro lado da ponte, em Barcelinhos, onde encontrará um espaço próprio para tirar fotografias.



