O Município de Barcelos e o Clube Moto Galos formalizaram, no passado sábado, a doação pela Câmara Municipal do direito de superfície de uma parcela de terreno com vista à construção da futura sede social daquela associação. A iniciativa culminou com o lançamento da primeira pedra, num ato simbólico que teve a presença do presidente da autarquia, Mário Constantino Lopes.
O terreno doado pelo Município está situado junto à Central de Camionagem. Ali irá nascer um edifício com dois andares, composto por um espaço de convívio, bar, esplanada, salas de reuniões, garagem e armazém.
Mário Constantino Lopes considerou que a doação do direito de superfície da parcela de terreno destinada à nova sede do Clube Moto Galos corresponde ao “reconhecimento que é devido a uma associação que se tem afirmado em diferentes dimensões, nomeadamente na área da solidariedade e da ajuda ao próximo”.
A parcela de terreno em causa tem uma área de 1989 metros quadrados e situa-se na zona envolvente da Central de Camionagem, integrando o domínio privado do Município de Barcelos. O direito de superfície concede à Associação Clube Moto Galos a possibilidade de construir e manter naquele terreno, durante 25 anos, o edifício destinado à sua sede.
O presidente do clube, Pedro Sousa, destacou o caminho trilhado pelos Moto Galos, ao longo de 28 anos de existência, “no fomento do motociclismo e na promoção e divulgação do concelho de Barcelos”. Um percurso – acrescentou – apoiado em “quatro pilares essenciais: associativismo, cultura, desporto e religião”.
Segundo Pedro Sousa, a associação tem atualmente cerca de mil associados, distribuídos por todas as freguesias do concelho.
A construção da nova sede da Associação Clube Moto Galos de Barcelos foi, por isso, identificada pelo Município como uma necessidade e uma forma de reconhecer a forma singular como esta coletividade trabalha para o fomento do motociclismo e se integra na comunidade.
A construção da sede tem conclusão prevista para o final de 2028 e um orçamento de 300 mil euros.