O Município de Barcelos prestou homenagem, no domingo passado, a Adelino Ribeiro Novo, histórico guarda-redes do Gil Vicente FC, com a atribuição do nome do antigo atleta ao novo Centro de Treinos do Complexo Desportivo de Barcelos.
A cerimónia, integrada nas comemorações do Dia da Cidade, marcou também a inauguração do espaço, contando com a presença do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes. Estiveram, também, presentes vários familiares de Adelino Ribeiro Novo.
O Centro de Treinos Adelino Ribeiro Novo é composto por dois campos de futebol – um em relva natural e o outro sintético –, uma bancada com 865 lugares para público, sete balneários (quatro para equipas e três destinados a árbitros), zonas técnicas, posto médico, zona de tratamentos e uma sala de reuniões.
Após a inauguração e a visita ao espaço, o secretário de Estado do Desporto afirmou que “este Complexo Desportivo honra Barcelos, o Minho e o país”, manifestando-se “muitíssimo satisfeito” com o que viu. Pedro Dias considerou mesmo que, “sem dúvida alguma, do legado de estádios do Euro 2004, este é o que foi construído e dimensionado da melhor forma”, disse.
O governante considerou um “justíssimo reconhecimento” a atribuição do nome de Adelino Ribeiro Novo ao Centro de Treinos, prestando assim homenagem ao antigo guarda-redes do Gil Vicente FC, falecido em 1945, durante um jogo, na sequência de um choque violento com um adversário que lhe lesionou o baço e provocou uma hemorragia interna fatal.
No mesmo sentido, o presidente da Câmara de Barcelos fez, aliás, questão de recordar que o antigo Estádio Adelino Ribeiro Novo será, em breve, demolido para dar lugar ao novo Centro de Saúde de Barcelos.
“Quando pensamos em construir o novo centro de saúde no local do antigo estádio, quisemos, desde logo, encontrar um espaço para manter e perpetuar um nome maior do desporto em Barcelos”, revelou Mário Constantino Lopes.
O autarca considerou, ainda, que o novo Centro de Treinos é um “espaço dedicado aos jovens e ao Gil Vicente FC, principal clube da nossa região, que, substituindo-se ao Estado, tem permitido, ao longo de mais de 100 anos, que muitas crianças e jovens barcelenses possam praticar desporto com regularidade”.
Atualmente, já utilizam o Centro de Treinos Adelino Ribeiro Novo as equipas de sub-17, sub-19 e sub-23 do Gil Vicente FC, bem como as crianças das Escolinhas do clube – com idades entre os cinco e os 13 anos – e a formação de futebol feminino. O relvado natural está, também, a ser utilizado para os jogos dos sub-23.