A convite do Presidente da Junta de Freguesia da Silva, José Vilas Boas, o Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, marcou hoje presença na inauguração de dois arruamentos – a Requalificação da Rua do Couto, e o Alargamento, Pavimentação e Drenagem de Águas Pluviais da Rua da Ufe. Estas obras realizaram-se no âmbito do programa “Novos Caminhos” e implicaram um financiamento de cerca de 114 mil euros.
Mário Constantino enalteceu o trabalho da Junta de Freguesia da Silva e mostrou-se satisfeito por perceber que as verbas que a Câmara Municipal atribui às autarquias locais é bem utilizado e significam a melhoria estrutural do território barcelense. “É muito gratificante perceber que o dinheiro que atribuímos é usado em prol das necessidades da comunidade”, sublinhando ainda a importância de a Freguesia da Silva “ter um movimento associativo e solidário muito ativo e dinâmico”.
Por seu lado, o Presidente da Junta, José Vilas Boas, agradeceu a “colaboração e disponibilidade do Município na concretização de projetos importantes para a população”, enaltecendo a política de “grande proximidade que a Câmara Municipal tem com as Juntas de Freguesia”.
Esta visita à Silva foi também aproveitada para uma reunião de trabalho na qual foram abordados diversos assuntos e foi feito o ponto de situação de algumas obras. No encontro, foi apresentada a plataforma “TUBA”, uma ferramenta elaborada em conjunto com a Divisão de Mobilidade e Planeamento Urbanístico do Município de Barcelos, que identifica facilmente todas as ruas, sinais, a toponímia e números de polícia.
No decorrer da manhã, houve também tempo para uma visita à Escola Básica da Silva, onde a Junta de Freguesia investiu cerca de 20 mil euros, respeitantes a melhorias ao nível da rede informática, iluminação led, pintura interior do edifício e substituição das portas das casas de banho.
Programa Novos Caminhos
O Programa Novos Caminhos é um projeto estratégico de desenvolvimento do concelho, assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida das populações.
Este programa permite abrir melhores horizontes aos moradores, às indústrias e comércios e às ligações entre freguesias, que vão beneficiar das obras de pavimentação.
A execução do programa de erradicação dos caminhos de terra batida está a ser desenvolvida obedecendo a três grandes prioridades: a primeira é eliminar todos os caminhos de terra batida que sirvam habitações; a segunda é acabar com os caminhos de terra que servem unidades industriais e comerciais; e a terceira é erradicar os caminhos em terra que estabelecem ligações entre freguesias.
No espaço temporal de apenas de cerca de dois anos, o Programa Novos Caminhos já permitiu a execução de obras no valor de cerca de 9 milhões de euros.