O auditório dos Paços do Concelho acolheu, hoje, a 71.ª Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social de Barcelos, uma sessão que assinalou os 20 anos da criação da Rede Social de Barcelos.
No encerramento da sessão, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, presidiu ao Reconhecimento das entidades do Núcleo Executivo da Rede Social de Barcelos 2004-2024, salientando a importância desta estrutura na deteção e combate à exclusão social. “Todos juntos conseguimos obter mais resultados, numa área que deve mobilizar toda a sociedade. A Câmara Municipal está orgulhosa pelo nosso concelho ter uma rede social tão ativa e tão dinâmica”, sublinhou o autarca.
Antes, o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, João Ferreira, deu os parabéns à Câmara de Barcelos por ter tomado a iniciativa de ativar as CSIFS, tão importantes no diagnóstico e na orientação no terreno.
Já o Vereador da Ação Social e Presidente do Conselho Local de Ação Social, António Ribeiro, agradeceu a disponibilidade e o empenho de todos os presentes, enaltecendo o trabalho dos parceiros da Rede ao longo de duas décadas: “Hoje é um dia de festa. Festejamos os 20 anos da Rede Social, um desígnio deste mandato. A Rede Social é um ponto de articulação entre os vários parceiros que desempenham um papel essencial na continuação e construção do desenvolvimento social, promovendo a cooperação entre freguesias, pois o trabalho em rede é a forma mais acertada de construirmos um futuro melhor”.
O programa das comemorações que decorreu hoje, no auditório dos Paços do Concelho, incluiu a apresentação e aprovação do Plano de Ação 2025 das Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF’S), entidades que promovem um precioso trabalho de proximidade, em benefício das pessoas e do seu bem-estar.
Esta comemoração é um marco significativo no percurso desta estrutura que, ao longo de duas décadas, tem potenciado o trabalho colaborativo no concelho, intervindo em diversas áreas sociais e contribuindo, através de inúmeras parcerias, para o desenvolvimento da comunidade.
Enquanto estrutura governativa local, a Rede Social de Barcelos surgiu no contexto de afirmação de uma nova geração de políticas sociais ativas, baseadas na responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade local e de cada indivíduo, através da articulação e congregação de esforços.
O evento foi também uma excelente oportunidade de relembrar conquistas, compartilhar experiências e vislumbrar o futuro que a Rede Social quer continuar a construir.
A cerimónia incluiu dois momentos de dança, pela ARCA Dance Studio, e o momento musical – Hino para a Igualdade e Não Discriminação.
CSIFS: Comissões Sociais Interfreguesias
ArcosVer, Baixo Cávado, Baixo Neiva, Cávado Sul, Do Cávado à Franqueira, Moinhos do Neiva, Monte D’Assaia, Nun’Álvares, Poente da Franqueira, Rede Seis, Sol Nascente, Sul da Franqueira, UMGGALO, Vale do Neiva e Vale do Tamel.