Já está patente, na Galeria Municipal de Arte de Barcelos, a exposição “O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980 na Coleção de Serralves”, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Fundação de Serralves.
A exposição reúne trabalhos de artistas portugueses e internacionais que sedimentaram os seus discursos artísticos na década de 1980. As obras apresentadas personificam exemplarmente as transformações a que arte foi sujeita nesse período e revelam como a complexidade das práticas destes artistas excede as ideias preconcebidas sobre a arte dessa época.
Esta exposição integra o “Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves” que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. É composta por obras de Ana Jotta, Barbara Kruger, Cabrita, Dara Birnbaum, Fischli & Weiss, Gerardo Burmester, Guerrilla Girls, Joaquim Bravo, José Pedro Croft, Rui Chafes e Rui Sanches.
A exposição fica patente ao público na Galeria Municipal de Arte até ao 12 de fevereiro de 2023, e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos sábados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.