Decorreu na Escola Básica – EB1 de Alvelos mais uma sessão do projeto Expressar-te, dinamizado pela APACI, que tem vindo a apresentar à comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino do concelho o resultado das oficinas criativas que fazem parte deste projeto.
Antes da apresentação de hoje, já a 13 de outubro tinham visitado EB1 de Galegos Sta. Maria, e a 20 de outubro – a EB1 de Pontes em Tamel S. Veríssimo.
O projeto Expressar-te faz parte do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, promovido pelo Município de Barcelos e no caso concreto trabalha, através de oficinas criativas, sob orientação de quatro professores, a apresentação teatral e a expressão corporal dos intervenientes.
A ação está sustentada em 3 eixos de atuação. O primeiro eixo assenta no planeamento geral do projeto, o segundo eixo assenta na operacionalização das Oficinas Criativas nas quais os participantes realizaram os ensaios para as apresentações e o último eixo assenta nas apresentações à comunidade do trabalho realizado nas Oficinas Criativas.
Recorde-se que o Programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva” é promovido pelo Município, e cofinanciada em 334 mil euros pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Norte 2020. No caso concreto desta ação operacionalizada pela ARCA, o financiamento ascendeu aos sete mil euros mais IVA.
Ao apoiar esta operação, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento constituem-se como instrumento fundamental para a promoção da inclusão social, do emprego e da qualidade de vida.
O Município de Barcelos coordena o projeto que tem cinco entidades do concelho envolvidas (IPCA, APACI, APAC, Banda Musical de Oliveira e Centro de Emprego de Barcelos) e mais de 50 entidades atuantes nos setores da cultura e social.
Esta ação de divulgação é financiada pelo POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica.