O Município de Barcelos e a Associação Sopro assinaram esta manhã (9/11) uma parceria no âmbito do projeto Metamorfose, iniciativa que tem por objetivo educar e formar a comunidade escolar para a defesa e promoção dos Direitos Humanos, como expressão de cidadania ativa.
No ato de assinatura, o presidente da Câmara, Mário Constantino, exortou a SOPRO – Solidariedade e Promoção – a continuar “com o trabalho que tem vindo a desenvolver, no sentido de promover o desenvolvimento dos jovens barcelenses”.
Participam no desenvolvimento desta “Metamorfose” o Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, Colégio La Salle, e a Escola Profissional Profitecla. A parceria visa criar e desenvolver conteúdos e materiais formativos e informativos, no âmbito da promoção dos direitos humanos junto da comunidade escolar barcelense.
O protocolo agora assinado estabelece que à entidade promotora SOPRO – Solidariedade e Promoção – compete desenvolver e dinamizar nas escolas as diferentes ações de Educação: formação para os Direitos Humanos; realizar campanhas de sensibilização e iniciativas de prevenção/combate à violação dos Direitos Humanos; criar e desenvolver conteúdos, materiais formativos e informativos no âmbito da mesma temática; implementar o Plano de Ação – Componente de Capacitação, e realizar o evento de encerramento com Seminário Final de Divulgação.
Por seu lado, o Município de Barcelos obriga-se a acolher e apoiar o projeto METAMORFOSE em todas as suas vertentes, tais como execução das campanhas e iniciativas de sensibilização; ceder os espaços para a realização dos eventos de apresentação do projeto e da tertúlia comemorativa do dia Internacional dos Direitos Humanos, bem como da sessão pública de apresentação das campanhas desenvolvidas pelos jovens estudantes. O Município tem também de ceder o espaço municipal para a concretização do evento de encerramento do Metamorfose.