De 5 a 7 de julho, realiza-se a Rota dos Petiscos em Barcelos. Os Restaurantes e Tascas participam com uma grande diversidade de iguarias que fazem lembrar a tradicional merenda de outrora, das jornadas agrícolas convidando a degustar o rojão no pão, as pataniscas, bôlas, bifanas, petinga, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, entre muitas outras opções. Nesta edição encontrará também várias sopas e legumes, que mostram práticas agrícolas e a riqueza dos produtos da terra, desde as hortícolas, ao azeite, ervas aromáticas, entre outros sabores e produtos de elevada qualidade, disponíveis em espaços de excelência gastronómica na área dos Petiscos Tradicionais Minhotos.
No dia 6 de julho, os amantes dos petiscos poderão aprender a fazê-los num workshop dedicado à sua confeção, às 16h00,no restaurante Adega Costa, na Várzea. Neste workshop, todos os participantes poderão acompanhar a preparação de um workshop de petiscos de “Punheta de Bacalhau”. As inscrições pode ser feitas até 4 de julho atarvés do telefone 253811882 ou do e-mail turismo@cm-barcelos.pt.
Num espaço de três semanas, são dois os fins de semana dedicados ao melhor da gastronomia do concelho, inseridos na política de promoção de uma das suas maiores marcas, a Gastronomia e Vinhos. Os Petiscos Tradicionais fazem parte do Programa do Pelouro do Turismo 7 Prazeres da Gastronomia, e são o reflexo da identidade do território de Barcelos, um concelho turisticamente apetecível.
Este evento gastronómico conta com a participação de 20 tabernas e restaurantes: Adega Costa(Várzea), A Petisqueira Vilaça (Barcelos), Café Central (Paradela), Café e Restaurante “O Rabeca” (Gilmonde), Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde), Casa das Bifanas (Barcelos), Casa Sêmea (Arcozelo), Faty Ferros (Arcozelo), Gil Vicente (Barcelos), Mogno Café (Vila Seca), Restaurante Bar do Xano (Barcelos), Restaurante Girassol “Letras” (Barcelos), Restaurante Vera Cruz (Barcelos), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna “O Manhoso” (Tamel .Veríssimo), Tasquinha do Careca (Perelhal), Tasquinha O Telheiro (Viatodos), Terraço dos Petiscos ( Vila Boa) e Tino Socorro (Alvelos).