O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, visitou, na tarde de 22 de março, no âmbito do Dia Mundial da Água, dois regadios reabilitados ao abrigo de projetos designados Recuperação de Regadios Tradicionais, comparticipados pelo Programa de Desenvolvimento Regional (ProDer), no valor global de 214 mil euros.
O convite partiu da Junta de Agricultores que está a desenvolver a reabilitação destas antigas estruturas de abastecimento de grande importância para a comunidade local ao longo do tempo.
A visita começou no início do regadio do Outeiro. Trata-se de um regadio historicamente recente, mas de grande importância para a economia rural da freguesia e que se encontra inativo há algumas décadas. Tem uma extensão de 3.593 metros e uma área de 50 hectares. Foi objeto de melhoramentos, contando com uma comparticipação do ProDer no valor de 120 mil euros.
O regadio de Samo e Banho percorre os lugares de Samo e Banho, tem vários séculos de existência e estará na origem do Mosteiro de Banho, fundado no século XI, que o abastecia. Tem cerca de 2,5 quilómetros de extensão, para uma área de 34 hectares, e foi objeto de uma profunda reabilitação, que contou com uma comparticipação do Proder de 94 mil euros.
O Presidente da Junta de Agricultores, Mário Vale Lima, fez uma síntese histórica dos regadios e destacou a sua importância na comunidade. Enalteceu a necessidade de reabilitar a importância da água nas sociedades atuais, de que é exemplo a recuperação destes regadios.
O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, lembrou o processo de candidatura deste importante investimento e destacou a qualidade dos projetos apresentados pela Junta de Agricultores, que mereceram aprovação por parte das entidades competentes.