O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e a Adere Certifica, representada pela presidente Teresa Costa, assinaram no dia 23 de janeiro, um acordo de colaboração que visa estabelecer a manutenção da certificação dos processos de olaria e figurado de Barcelos e a concessão da certificação do bordado de crivo de S. Miguel da Carreira – Barcelos.
O acordo visa estabelecer os termos e condições de certificação dos produtos artesanais “Olaria e Figurado de Barcelos, e Bordado de Crivo S. Miguel da Carreira – Barcelos”, pela Adere Certifica, enquanto organismo de certificação, sendo Barcelos o primeiro concelho do país com três produções artesanais certificadas.
No final da sessão de assinatura, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância deste protocolo, que permite “continuar uma parceria positiva na perspetiva daquilo que é a evolução e da importância que o Município dá a produtos certificados”.
Miguel Costa Gomes referiu ainda que “já temos a olaria e o figurado e agora assumimos o bordado de crivo que tem para nós um significado importante e que se insere na política do Município de proteger os artesãos e a criatividade”.
Aproveitou ainda para referir que “tendo sido Barcelos considerada Cidade Criativa da UNESCO traz-nos grandes responsabilidades acrescidas para aquilo que é a certificação e a importância dos produtos”.
A presidente da Adere Certifica adiantou que estão já identificadas quatro unidades produtivas daqueles bordados, as quais vão ser alvo de visitas técnicas para verificar o cumprimento do caderno de especificações já oficialmente aprovado.
Teresa Costa considera que “a certificação concede valor acrescentado aos produtos artesanais que seguem um caderno de especificações, garantindo a sua autenticidade”.
A Câmara Municipal de Barcelos assume os custos do processo de certificação de unidades produtivas nas áreas da olaria e do figurado e, a partir de agora, do bordado de crivos de S.Miguel da Carreira.