“O primeiro dia da feira correu acima das expetativas com o stand e as propostas apresentadas a serem muito requisitadas pelo público da feira que mostrou bastante interesse pela cidade de Barcelos e pelas proposta de alojamento como espaços a considerar numa visita ao Norte de Portugal” referiu o vereador do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos, Carlos Brito. A estrela foi mais uma vez o Galo de Barcelos, em miniatura, que “tem despertado e interesse dos belgas, bem como a curiosidade sobre este ícone símbolo de Portugal, nascido em Barcelos” frisou Carlos Brito. Este facto tem potenciado grande atratividade e interação entre os técnicos e agentes presentes no stand e o público e agentes de viagens presentes no certame.
Sob o tema “Barcelos cidade viva e criativa. Norte de Portugal”, o Município de Barcelos, numa ação concertada com os agentes, procura no Mercado Belga potenciar a excelência do alojamento existente em Barcelos, nomeadamente em termos de Turismo no Espaço Rural, o sol , a segurança, a tranquilidade, a paisagem, o património e a história, a gastronomia e o vinho verde, o Caminho de Santiago e o Galo, argumentos centrais de comunicação com este mercado em franco crescimento nas unidades de alojamento do concelho de Barcelos.
Em termos estratégicos, o posicionamento do território apresentado neste certame para captar agentes para Fam Trips e clientes diretos para as unidades de alojamento é a centralidade do território barcelense no Norte de Portugal, a proximidade ao Parque Nacional Peneda Gerês, à zona de praia e aos patrimónios da humanidade existentes no Norte de Portugal e Galiza, bem como as facilidades de acessibilidade de transporte a partir da Bélgica, nomeadamente para o aeroporto Sá Carneiro. Estes argumentos estão centralizados no slogan Barcelos, Lively and creative city. Northern Portugal (Barcelos cidade viva e criativa. Norte de Portugal).
A participação neste certame decorre das ações realizadas durante o ano de 2015, no âmbito da temática da Ruralidade e do Turismo no Espaço Rural, a que o pelouro do Turismo dedicou a sua atividade. Por outro lado, insere-se na política de dinamização e promoção integrada, envolvendo os organismo públicos e privados na afirmação do território como um espaço central a partir do qual se pode fruir e visitar o Norte de Portugal, com experiências de excelência no centro do Minho perto de tudo, mas em contexto de excelência paisagística, ambiental, histórica, gastronómica e de lazer.