Esta ação aconteceu em Barcelos, em virtude de ser o espaço onde se localiza o Centro de Mercados da Eurorregião, em virtude das responsabilidades históricas que Barcelos tem neste patamar das feiras e mercados tradicionais, uma vez que possui uma feira-tipo de como um evento dinamiza, promove e alavanca o desenvolvimento territorial.
As Feiras são mercados vivos da cultura rural, dos produtos da terra, do artesanato, das tradições gastronómicas e palcos onde os produtos de excelência encontram a sua base identitária.
Em Barcelos existe desde janeiro de 2013, o Centro de Promoção do Mercado Tradicional, sediado nas instalações do Posto de Turismo de Barcelos, sito no Largo Dr. José Novais, nº27, que tem a seu cargo a promoção e salvaguarda do conceito de Mercado Tradicional e dos produtos regionais de excelência da Eurorregião. Um estrutura financiada pelo projeto Eixo Interior, desenvolvida ao abrigo do POCTEP com o apoio do FEDER.
O Projeto Eixo Interior é uma parceria entre o Eixo Atlântico, Município de Barcelos, Município de Sarria, Município de O Barco de Valdeorras e Diputación provincial de Ourense.