São esperados, no total, mais de 9 mil visitantes para quatro dias com muita diversão e uma oferta musical diversificada. A afluência de estrangeiros apresenta um crescimento exponencial nesta edição. “Pelos bilhetes já vendidos, estimamos que a presença de cidadãos de outros países, designadamente ingleses, espanhóis e holandeses seja a maior de sempre, o que nos deixa obviamente satisfeitos e com a certeza de que o Milhões de Festa está na rota dos festivais europeus”, adianta Miguel Costa Gomes.
É por isso que o retorno esperado com a edição de 2015 “terá o esperado efeito na economia local, mas acima de tudo terá um repercussão internacional muito maior, o que nos leva a acreditar que durante o ano muitos destes apreciadores do Milhões poderão regressar a Barcelos”, acrescenta o presidente da câmara municipal de Barcelos.
Este ano o festival conta com cerca de 60 artistas, entre eles os aclamados Michael Rothen, Hemdale e Deerhoof e, como já é tradição, o Milhões de Festa será palco privilegiado para os portugueses com sonoridades mais alternativas, como os Yong Yong, MMMOOONNNOOO, LAmA, Noz, TOCHAPESTANA e Concorrência. De referir que os All We Are, The Holydrug Couple, Al Dom & The Faryds e Hey Colossus visitam pela primeira vez o país e estreiam-se logo no palco do Milhões.
A novidade deste ano é a App oficial do Milhões de Festa’15, disponível a partir de hoje na AppStore do iTunes, onde os utilizadores poderão fazer uso da câmera do dispositivo num contexto de realidade aumentada e, até chegar a Barcelos, saber que distância os separa do triângulo. Uma vez na área, a mesma feature da aplicação permitirá identificar palcos e a sua programação. A aplicação contém, ainda, toda a informação essencial sobre o festival, permitindo consultar horários e cada um fazer o próprio alinhamento, selecionando que concertos ver de forma a serem notificados antes de cada um deles.
O certame este ano não abandona as suas raízes e não é exceção com a piscina municipal de Barcelos a ser um palco apetecível para a música com mergulhos à mistura. Os ingressos para os três dias pagos do festival custarão 60 euros apenas até à meia noite de hoje, segunda-feira, 13 de julho. A partir do dia 14 de julho, os bilhetes gerais custarão 70 euros e os bilhetes diários 30 euros. No entanto, até ao dia do evento, na Casa da Juventude, os ingressos custarão 50 euros com a apresentação do cartão jovem de Barcelos.
O Milhões de Festa’15 acontece de 23 a 26 de julho no Parque Fluvial de Barcelos e conta com atuações dos históricos Michael Rother e Deerhoof, e de nomes tão inconformáveis quanto The Bug (feat. Flowdan & Manga), Matias Aguayo, Peaking Lights (Acid Test), THEESatisfaction, Meridian Brothers, PERC, Tijuana Panthers, Islam Chipsy e The Cosmic Dead.