Este dia festivo começou cedo, às 9h30, com os representantes das associações a desfilarem, envergando os seus estandartes coloridos, desde o Largo da Porta Nova até ao Largo do Município, onde foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos.
São elas “os verdadeiros embaixadores do nosso concelho, já que estão entre as primeiras a levar e a engrandecer o nome de Barcelos, seja às terras mais próximas, seja a qualquer país ou continente”, referiu, no seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, agradecendo o trabalho e o papel fundamental que estas associações têm tido para a dinamização do concelho.
Nesta cerimónia, que contou com a presença de cerca de 240 representantes das associações do concelho, Miguel Costa Gomes sublinhou, ainda, que, dado o contexto sócio-económico em que vivemos, com os jovens a atravessar tempos difíceis e contraditórios, com o desemprego e a falta de oportunidades, vendo-se obrigados a emigrar, o papel destas associações é ainda mais importante. “O seu trabalho tem sido insubstituível na formação e na educação dos jovens”, disse o autarca, sublinhando que o movimento associativo poderá sempre contar com apoio da Câmara Municipal neste esforço dedicado aos mais novos: “Sem eles, as próprias associações definham e perdem a sua relevância social!”.
O Presidente da Assembleia Municipal, Duarte Nuno, na sua intervenção, referiu-se ao contributo fundamental que o movimento associativo tem dado para o progresso, acentuando o facto de as associações serem espaços onde não há lugar à “descriminação de qualquer cidadão em função da sua cor, sexo, língua, ideologia religiosa ou política, pela sua condição social ou económica”. Acrescentou que “as associações são, de facto, escolas de liberdade e cidadania”.
No fim da cerimónia, o executivo e todas as associações deixaram uma mensagem no Livro de Honra, que foi expressamente produzido para este evento, e inauguraram a exposição “Cidade e Associativismo: um percurso em comum”, onde estão expostas algumas das ofertas das associações à Câmara Municipal de Barcelos. Esta exposição estará patente no Sala Gótica até ao dia 14 de Setembro.