A exposição “Cem anos de Presidência” revela os pormenores de uma obra produzida integralmente pela marca cultural mais importante do concelho – o barro -, a única “exigência” do desafio lançado pela Autarquia a Joaquim Esteves, um conceituado mestre barrista que se notabilizou em termos artísticos na olaria, no figurado e na caricatura.
Esta obra – “Cem anos de Presidência”, exposta nos corredores do andar nobre da Assembleia da República até 31 de outubro, enaltece, como poucas já realizadas, a excelência do trabalho criativo e inovador que está patente na comunidade artesanal barcelense. Os bustos dos presidentes que marcaram estes 100 anos de República fundem a tradição cultural (o barro) de um território, com os símbolos maiores da República – os Presidentes. Trata-se de uma exposição com grande sentido pedagógico e cultural, que educa para o conhecimento de personalidades importantes e incontornáveis da nossa história recente. A iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos, com o apoio da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, mais do que um tributo aos protagonistas, pretende, acima de tudo, mostrar como a arte popular pode evoluir para registos de excelência ao mais alto nível, associando-se aos mais importantes eventos e acontecimentos que marcam o quotidiano nacional e internacional.
A cerimonia de inauguração da exposição “Cem de Presidência” terá lugar no dia 02 de outubro, às 14 horas, no andar Nobre da Assembleia da República e contará com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Domingos Pereira, da Vereadora do pelouro da Cultura, Elisa Braga, do Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, Abel Baptista e do escultor Joaquim Esteves, em visita guiada, fará uma breve apresentação das suas obras.