Falando na receção aos Bombeiros Voluntários de Viatodos, que decorreu nos Paços do Concelho, e durante a sessão solene que se realizou na sede dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, nos dias 29 e 30 de março, no âmbito das comemorações do 30.º aniversário da fundação da corporação, Miguel Costa Gomes destacou a importância dos bombeiros na defesa dos bens e da vida dos cidadãos. “Nunca é demais referir a importância que os bombeiros têm para todos nós”, disse o Presidente da Câmara que dirigiu uma “palavra de agrado ao grupo de jovens bombeiros” que estão em formação.
Miguel Costa Gomes agradeceu, também, a distinção de sócio honorário que lhe foi atribuída pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, “não só pela amizade que estabeleceu com a instituição”, mas também pelas “relações institucionais cimentadas ao longo dos anos” que vem dirigindo a autarquia, como referiu o Presidente da Direção, Amadeu Lemos, durante a sessão solene.
Este responsável pela Associação Humanitária agradeceu à Câmara Municipal a “intensa colaboração e todos os apoios concedidos” aos Bombeiros, mencionando o trabalho desenvolvido pela instituição nascida em março de 1984.
“Somos uma estrutura jovem, mas já podemos exibir a nossa História”, disse Amadeu Lemos, que destacou a importância da instituição no concelho e na região ao aludir aos 23.500 sócios efetivos. Para estes, a Associação negociou benefícios com empresas prestadoras de cuidados de saúde.
Quanto às atividades da Associação, o Presidente da Direção referiu a disponibilização dos meios necessários ao desempenho do trabalho dos Bombeiros.
Em 2013, foram prestados 14.519 serviços, no combate a incêndios, emergência pré-hospitalar, transporte de doentes, etc.
No âmbito social, a Associação tem 50 utentes no apoio domiciliário (sete dias por semana), 50 utentes no centro de dia (seis dias por semana)), 21 utentes no centro de convívio, 65 refeições diárias na cantina social e 240 refeições diárias para as crianças do 1.º ciclo e do jardim de infância. Além disso, esta Associação Humanitária é, desde há nove anos, o pólo de distribuição dos produtos alimentares do programa comunitário de apoio a carenciados, realizando, também, ações de formação no âmbito do POPH.
Este facto levou o representante da Liga de Bombeiros Portugueses presente naquela sessão solene, José Luís Morais, a avançar que, a nível social, os Bombeiros de Viatodos estão no topo nacional.