Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal felicitou o IPCA pelo crescimento que tem tido desde a sua fundação e pela afirmação de Barcelos e da região no contexto do ensino superior politécnico. Todo este trabalho deveria, segundo Miguel Costa Gomes, ser mais acompanhado pelo poder central, mas o que se verifica é um crescente desinvestimento no ensino público em geral e no ensino superior em particular, em favor dos privados.
Pela parte da Câmara Municipal, o Presidente reiterou o apoio ao IPCA, exemplificando com o envolvimento do Município na resolução do problema da residência para estudantes do Instituto, adiantando que já existe terreno disponível para a instalação desta estrutura de apoio aos estudantes, estando em estudo o modelo de viabilidade do mesmo.
Quanto aos acessos, explicou que da parte do Município o projeto de ligação do IPCA à variente está pronto, há verba disponível e cabimentada para iniciar a obra, aguardando-se apenas a necessária autorização da Estradas de Portugal.
Miguel Costa Gomes revelou também que o Município recorreu da decisão relativa à candidatura ao ON2 do financiamento da ligação pedonal entre o IPCA e a cidade.
O Presidente do IPCA, João Carvalho, destacou a forte evolução da instituição desde a sua criação em 1994, lembrando o número crescente de alunos e de cursos, bem como os investimentos avultados na instalação das diversas valências e serviços do campus e os novos projetos para a instalação dos serviços académicos e início da construção da Escola Superior de Tecnologia.
Este “é o único instituto politécnico que continua a crescer”, apesar de ser o menos financiado pelo Ministério, disse João Carvalho, referindo o aumento da investigação científica e aplicada, o aumento das publicações de artigos científicos por parte dos diversos especialistas do Instituto, o aumento do número de doutoramentos, que fazem do IPCA uma instituição de excelência.
João Carvalho anunciou também a adesão do IPCA ao projeto do ensino superior de curta duração, que marcará a nova década da instituição e, em fevereiro de 2014, a inauguração do Centro de Jogos Digitais, uma obra iniciada há dois anos e que representa um investimento de 2,7 milhões de euros.
A sessão comemorativa distinguiu também professores que prestaram provas agregação, os novos doutoramentos e responsáveis de trabalhos pedagógicos e científicos. Foram também entregues os prémios de mérito, incluindo os quatro prémios patrocinados pela Câmara Municipal de Barcelos, bem como o Prémio de Empreendedorismo 2013 (atribuído a Ricardo Vilas Boas Pereira, vencedor da final nacional do concurso Poliempreende 2013) e o Prémio Inovação. Este último foi atribuído à barcelense Ana Ferraz, vencedora nacional e mundial do concurso Imagine Cup 2013, promovido pela Microsoft, que falou na sua experiência de investigadora.