Por outro lado, a cantina evitará deslocações dos trabalhadores às suas habitações para o almoço, proporcionará uma refeição equilibrada e contribuirá para uma maior justiça social, facultando refeições com qualidade a todos os trabalhadores.
A cantina vai funcionar todos os dias úteis, entre as 12h00 e as 15h00, nas lojas números 42 e 30 da Travessa D. Diogo Pinheiro, junto ao Mercado Municipal. Estará acessível a todos os funcionários, podendo, em situações excecionais, aceder à cantina social o cônjuge e filhos dependentes do agregado, desde que acompanhados pelo trabalhador. O preço da refeição é de 3,00€.
A gestão deste serviço é da Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos, com quem a autarquia assinou um protocolo. O Município assegura as despesas de água, luz, gás, telefone e arrendamento das instalações e atribui uma compensação financeira à EMEC no valor anual de 8000,00€, destinados à aquisição de todo o equipamento necessário para o normal e regular funcionamento da cantina social.
Outras deliberações
Na reunião de 9 de Março, o executivo municipal aprovou também um conjunto de subsídios no valor global de cerca de 68 mil euros, destinados a obras nas Juntas de Freguesia e apoio a diversas instituições.
Aprovou ainda protocolos com diversos estabelecimentos de ensino para a realização de estágios, a doação de mobiliário e equipamento a instituições sociais e recreativas, e propostas de alteração dos seguintes regulamentos municipais: actividades diversas, publicidade e ocupação do espaço público, venda ambulante, urbanização e edificação, abertura e funcionamento dos estabelecimentos de venda ao público e de prestação de serviços, tabela de taxas e a alteração de taxas pela realização de infra-estruturas urbanísticas e obras de edificação.
Ver lista completa das deliberações, em anexo.
Nota:
Proposta 29: aprovada por maioria a alínea b) e por unanimidade a alínea a);
Proposta 30: aprovada por maioria as alíneas a) e b) desta proposta.
Proposta 42: proposta deu parecer negativo à pretensão de realização de referendo municipal.
As restantes propostas foram aprovadas por unanimidade.