“A formação de profissionais e colaboradores dos estabelecimentos educativos, a dinamização de programas direccionados para a saúde, bem-estar e segurança dos educandos, bem como o estabelecimento de mecanismos de cooperação com toda a comunidade educativa, a par dos aspectos mais estruturais, são linhas de acção fundamentais para o alcance das metas que o Município se propõe alcançar para a Educação em Barcelos”, refere a vereadora do Pelouro da Educação.
Segundo Armandina Saleiro, estas acções de formação surgem na sequência de um inquérito feito pela Inspecção-Geral da Educação a cerca de 40 por cento dos alunos e encarregados de educação, no âmbito da avaliação externa dos Agrupamentos. O grau de satisfação do serviço de refeições prestado pelo Município às escolas do 1.º Ciclo e aos Jardins-de-Infância é bastante satisfatório – ultrapassa os 70 por cento – mas “estamos conscientes que ainda podemos melhorar estes resultados, através de formação específica”, sublinha a vereadora Armandina Saleiro.
Para o desenvolvimento destas acções foram chamados técnicos da Divisão de Educação do Município de Barcelos, técnicos da empresa Uniself (que serve grande parte das refeições), e técnicos da Empresa Municipal de Educação e Cultura e da Escola de Tecnologia e Gestão.
As acções decorrem no período de férias escolares do Natal e começam com a formação de auxiliares de refeitório (ou acompanhantes durante a refeição dos alunos). A primeira tem dois módulos: primeiros socorros – como agir em caso de queimaduras, engasgamentos, quedas e feridas; Comportamento no refeitório – controlo e gestão de emoções, disciplina e gestão de conflitos, exercício da autoridade sem autoritarismo.
A segunda acção de formação é destinada a manipuladores de alimentos e auxiliares de refeitório. Comporta temas como a higiene e segurança alimentar (boas práticas operacionais, fluxo dos processos e contaminações cruzadas); qualidade de serviço (manipulador de alimentos e consciência profissional – higiene pessoal, atitudes e comportamentos – e promoção de hábitos alimentares saudáveis); gestão e tratamento de reclamações (sensibilização para a importância da reclamação e identificação das posturas e medidas a tomar); empratamento (qualidade de apresentação, conselhos úteis e atenção ao pormenor); comportamento com crianças no refeitório.