Apesar de ser uma mostra individual, há um trabalho feito em conjunto com o oleiro barcelense Manuel Fernandes, com excelente resultado artístico. Uma troca de artes a que o vereador da Câmara Municipal de Barcelos, César Pires, se referiu para sublinhar o potencial criativo dos artesãos barcelenses.
“Vejam o meu trabalho!” Foi com pouco mais do que esta frase que Paulo Neves se dirigiu ao público presente na inauguração para falar do que está exposto. O autor deixou para outros a tarefa de decifrar a sua obra, preferindo falar de um percurso e de “um caminho” percorridos. Trata-se, pois, de uma obra coerente porque assente numa evolução estética que não esquece as raízes; e de uma obra consistente, porque é da(s) vida(s) que se trata.
Paulo Neves conhece um tempo em que a madeira tinha uma função básica na vida das comunidades rurais. Hoje, faz dela uma ponte com o passado e um material privilegiado com que dá consistência às ideias.
Paulo Neves é, portanto, um autor da simplicidade – dos materiais e dos temas. A vida, a morte, o nascimento são tão comuns como os troncos de árvores com que trabalha.
Os perfis das suas figuras são os perfis de todos os homens – da humanidade em toda a sua naturalidade. Eis os nomes das séries de trabalhos expostos: “Nascimento e Morte”, “Rebentos”, “Rodas”, “Ocos”, “Cabeça de Pedra”, “Ninhos”… E depois, “Impressões” e “Anjos”. Na obra de Paulo Neves nada há de artificial ou escondido. Não há máscaras nem hipocrisias. O autor (possamos ter olhos para tanto) mostra-nos o mundo em toda a sua verdade e simplicidade.
A exposição pode ser vista todos os dias, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.
Alunos visitam exposição de escultura de Paulo Neves
Duas turmas de Artes da Escola Secundária Alcaides de Faria e duas turmas do Curso de Design Gráfico (1.º e 2.º anos) da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos visitaram no passado dia 15 de Dezembro a exposição de escultura de Paulo Neves, patente na Galeria Municipal de Artes.
A visita contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, e de Paulo Neves, que guiou a visita à exposição. Desta forma, e com o contacto directo com o artista, a Empresa Municipal de Educação e Cultura – entidade responsável pela gestão da Galeria – dá continuidade ao projecto iniciado há um ano, de fomentar o interesse pelas artes por parte dos jovens, contribuindo, assim para a sua formação artística. Estas acções de carácter pedagógico inserem-se no objectivo mais vasto de proporcionar à comunidade barcelense produtos culturais de grande qualidade.