A intervenção arqueológica realizou-se após uma visita de técnicos do IGESPAR e da Direcção Regional da Cultura do Norte, e pretendeu avaliar a qualidade e a extensão dos vestígios trazidos à superfície. O decurso da intervenção permitiu a constatação dos restos de um alicerce, possivelmente de um edifício isolado, do tipo casal ou granja, datável do séc. III ou IV d.C., com grande quantidade de telha de cobertura e de cerâmica doméstica, com especial ênfase para a grande quantidade de fragmentos das talha, grandes vasilhas empregues no armazenamento de cereais, azeite, ou vinho.
Os trabalhos arqueológicos, orientados pelo Gabinete de Arqueologia Municipal, contaram com a participação de voluntários, de cinco alunos da Escola Profissional de Arqueologia do Freixo (Marco de Canavezes) e o apoio logístico da Junta de Freguesia de Negreiros, tendo recebido, no penúltimo dia da intervenção, a visita do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e de outros membros do Executivo.
Recorde-se que em Negreiros já se havia realizado uma intervenção de salvamento no sítio de Tela Igreja nos finais dos anos 90, onde se descobriu um importante conjunto de sepulturas datadas da Alta Idade Média, representando o antigo cemitério da localidade.