TRANS-lighthouses – Projeto-Piloto Recreio é Natureza

A “TRANS-lighthouses” é uma rede de “faróis” de Soluções baseadas na Natureza (SbN) para comunidades inclusivas, promovida pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com diversos parceiros internacionais. O projeto, financiado pela União Europeia com quase 6 milhões de euros (2023-2026), visa avaliar e aprimorar o impacto das SbN em contextos diversos, especialmente em comunidades vulneráveis. Propõe novos modelos de governação, cocriação e tecnologias para maximizar benefícios sociais, ecológicos e económicos, promovendo soluções justas e sustentáveis. A iniciativa abrange “faróis” em áreas urbanas, rurais, costeiras e florestais, que representam redes de governação local e instrumentos de cocriação, testando novas abordagens em projetos de pequena escala. O consórcio inclui 19 parceiros de 10 países europeus e 9 parceiros associados de 7 países das Américas, África e Ásia, promovendo uma cooperação internacional para mudança sistémica nas SbN.

O projeto-piloto do Município de Barcelos intitula-se “Recreio é Natureza”, com um orçamento de cerca de 300 mil euros, e será implementado em três escolas, em diferentes freguesias do concelho de Barcelos, a partir deste ano letivo que agora inicia. A Escola Básica António Fogaça, um Centro Escolar que abrange o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo; a Escola Básica 2,3 Abel Varzim, com alunos do 2.º e 3.º Ciclo; e a Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com alunos desde o 1.º ao 12.º ano.

O projeto-piloto “Recreio é Natureza” tem como objetivos:

▪ Cocriar espaços de recreio através de Soluções baseadas na Natureza (SbN), envolvendo quem os utiliza (alunos, professores e assistentes operacionais) e um processo participativo para seleção de proposta a partir das ideias dos alunos;

▪ Promover a interação e integração intergeracional como instrumento de preservação e valorização do património ecológico e cultural dos recreios escolares;

▪ Apropriação dos sistemas naturais para a recreação humana;

▪ Incentivar a liderança entre os jovens e a comunidade educativa;

▪ Aumentar a resiliência ambiental das comunidades locais na adaptação às alterações climáticas;

▪ Proporcionar lazer criativo entre os alunos, a capacidade de brincar livremente e em contacto com a natureza, a autonomia nas relações recreativas com recreios sustentáveis;

▪ Diversificar as fontes de brincadeira e recreação entre a comunidade juvenil;

▪ Transmitir conhecimentos ancestrais sobre o brincar livre e a liderança juvenil.

A participação de Barcelos neste consórcio envolve, ainda, um projeto como Estudo de Caso, que será o “Arboreto”, um jardim botânico que faz parte dos espaços verdes da Escola Secundária de Barcelos desde 1986, com o intuito de expandir “Boas-Práticas” e inspirar replicabilidade.

Na primeira fase de aproximação às temáticas a desenvolver, foram desenvolvidos um conjunto de workshops, em parceria com o CES. Estas ações de sensibilização ocorreram nas três escolas-piloto e em cada escola foram realizados três workshops. O primeiro com o tema Soluções baseadas na Natureza e Alterações Climáticas, o segundo sobre Métodos Participativos e Orçamento Participativo, e o último abordou a temática do Brincar, Risco e Natureza. As inscrições foram abertas a professores, assistentes técnicos e operacionais e tiveram uma adesão, em média por escola, de 50 participantes. Estas ações de sensibilização, para além de trazerem mais conhecimento sobre os diferentes temas presentes no projeto-piloto, proporcionaram um maior envolvimento de alguns dos atores pertencentes ao ecossistema educativo e visavam preparar as estratégias a implementar no ano letivo 2024-2025.

Entre maio e julho de 2024, ocorreu uma formação online que visava a conceção de um processo de comunicação comunitário baseado em jovens protagonistas, destinado a capacitar os jovens na educomunicação e na produção de conteúdos para o website destinado à comunicação comunitária para os projetos-piloto. Posteriormente, teve lugar uma formação presencial, em julho de 2024, em Trento, Itália, onde estiveram presentes alguns alunos e professores das escolas-piloto. Os alunos podem, agora, contribuir com conteúdos sobre o projeto-piloto da sua escola para o website criado com essa finalidade: https://translighthousescommunity.eu/.

Destinatários:

. Alunos do Pré-Escolar ao 12.º ano das escolas-piloto;

. Docentes e pessoal não docente;

. Encarregados de educação;

. Comunidade educativa em geral (incluindo outras escolas que participaram em ações de sensibilização).

Escola Secundária de Barcelos – “Arboreto”
Formação em Trento ( Itália)
Centro Escolar António Fogaça
EB2 3 Abel Varzim
Escola Básica e Secundária de Vila Cova

Ações

Ações de Sensibilização e Formação [2024-2025]

  • Realização de workshops nas três escolas-piloto (maio–junho 2024):
    • Soluções baseadas na Natureza e Alterações Climáticas;
    • Métodos Participativos e Orçamento Participativo;
    • Brincar, Risco e Natureza;
  • Formação online em educomunicação (maio–julho 2024), capacitando jovens para produção de conteúdos para o site comunitário:
     https://translighthousescommunity.eu.
  • Formação presencial em Trento (Itália), em julho de 2024, com participação de alunos e professores.
  • Oficina de formação de 50 horas para docentes (ano letivo 2024/2025), preparando-os para a implementação do projeto com os alunos.

Ações com Alunos [2024-2025]

  • Workshops para alunos do 5.º ao 12.º ano com recurso a jogo de tabuleiro educativo, desenvolvido pelo CES e pela CMB, explorando o conceito e benefícios das SbN.
  • Oficina “O Mundo lá Fora” para turmas da Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos. Esta atividade foi alargada a outras escolas, promovendo a valorização do brincar livre e da natureza.
     Mais informações: https://www.cm-barcelos.pt/o-mundo-la-fora/.
  • Sessões de partilha de ideias e desenho de propostas para os recreios das escolas tendo como base a metodologia do orçamento participativo.
  • Votação das propostas de transformação dos recreios (abril de 2025), previamente validadas tecnicamente e precedidas de sessões de esclarecimento com os alunos. Os projetos vencedores estão agora em fase de implementação.

Ações com Pais e Encarregados de Educação [2024-2025]

  • Três sessões temáticas com o título “A importância do brincar”, com intervenções do Dr. David Moreira (Delegado de Saúde Pública) e do Dr. Hugo Rodrigues (Pediatra), reforçando os impactos positivos do brincar livre e da natureza na saúde infantil.

Implementação das propostas vencedoras [2025-2026]

A partir da seleção das propostas mais votadas, iniciou-se a fase de análise, orientada por princípios que asseguraram o respeito pelas ideias originais dos alunos e a colaboração entre diferentes entidades. As intervenções foram tecnicamente ajustadas para garantir a sua viabilidade, mas mantiveram-se fiéis às propostas iniciais, com os alunos envolvidos ativamente ao longo do processo, participando em sessões de esclarecimento, acompanhando os desenvolvimentos e contribuindo para decisões que assegurassem a concretização das suas visões para os recreios. Esta fase contou com o trabalho articulado de uma equipa técnica de análise composta por técnicos do Município de Barcelos, definidos em função das áreas relevantes para a avaliação, incluindo representantes das divisões de Projetos, Jardins e Espaços Verdes, Segurança, Conservação do Património e Ambiente. Integra ainda técnicos da Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULS BE), representantes do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) para garantir a coerência das ideias propostas com os princípios das Soluções baseadas na Natureza (SbN), bem como representantes dos alunos e dos Agrupamentos de Escolas envolvidos. Segue-se agora a fase de implementação dos projetos vencedores que decorrerá durante o ano letivo 2025/2026.

Propostas vencedoras:

A informação online sobre o TRANS-lighthouses poderá ser consultada nos seguintes links:

2024 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DSIMA