A educação é, numa perspectiva abrangente, o sustentáculo do desenvolvimento humano, a condição de uma sociedade de conhecimento e informação, verdadeiramente fomentadora da valorização e do respeito pela dignidade humana, em todos os processos sociais e económicos de desenvolvimento sustentável e de cidadania.
A gestão educativa, no domínio autárquico, representa, o desígnio mais difícil e, simultaneamente, mais interessante, no contexto das várias políticas a desenvolver. Com efeito, o sucesso futuro do Concelho, está directamente associado à nossa capacidade de qualificar, modernizar e dinamizar os sistemas de formação e educação.
Uma política municipal de desenvolvimento estratégico e sustentado tem, necessariamente, de perspectivar a escola como o espaço de excelência da acção educativa. Não como sistema fechado em si mesmo, mas antes aberto às experiências comunitárias da sociedade em que se insere, capaz de promover o ensino enquanto experiência continuada no tempo e constante ao longo da vida dos indivíduos.
É nesta perspectiva que a Carta Educativa assume particular importância e, em especial, a respectiva Proposta de Alteração, decorrente do Relatório de Monitorização, que para além de reordenar e requalificar toda a rede do Pré-escolar e do Ensino Básico do 1º Ciclo, pretende ser um documento dinamizador de uma reflexão consciente do sistema educativo concelhio. E, simultaneamente, causa e efeito de uma nova forma de gerir a educação em Barcelos.
Neste sentido, a aposta no reordenamento e na requalificação da rede educativa, a formação dos profissionais e colaboradores das escolas e dos jardins-de-infância, a dinamização de programas direccionados para a saúde, bem-estar e segurança dos educandos, e o apoio aos projectos educativos das escolas, são para já a face de todo um corpo de políticas que estamos a construir, em conjunto com a comunidade educativa.