A Casa da Azenha, foi construída em 1892 por António José da Silva dividia-se em três espaços distintos. O piso superior servia de habitação, sendo a casa do moleiro voltada à ponte e com acesso direto ao rio. No piso do meio ficava o local do ofício, onde estavam as moendas e o mecanismo que permitia fazer a moagem. Mais abaixo, estava o engenho que transmitia o movimento da roda exterior, acionada a água, às moendas do piso de cima.
Adquirida pela Câmara Municipal de Barcelos em agosto de 1993 e recuperada em 2003, a Casa da Azenha abriu ao público em 2015 com uma dupla funcionalidade, acolher e informar os peregrinos que por ali passam a caminho de Santiago de Compostela e simultaneamente enriquecer a cultura e o saber patrimonial, um, espaço de âmbito local que envolve a população com o seu passado, a sua história e as suas tradições.”
Este equipamento pretende simultaneamente enriquecer a cultura e o saber patrimonial, um, espaço de âmbito local que envolve a população com o seu passado, a sua história e as suas tradições.
A Casa da Azenha tem como missão estar ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, zelando pela conservação e salvaguarda dos patrimónios e pela perpetuação da memória das vivências económicas, sociais e etnográficas.
Protege e valoriza as realidades culturais da comunidade onde está inserida, salvaguarda o património material e imaterial e defende a memória e a identidade a local.
ENTRADA LIVRE
Endereços e Contactos
Rua Duques de Bragança
4750-292 Barcelos
EMAIL: casadaaazenha@cm-barcelos.pt
TLF: 253 809 693