Diogo Morgado, Luana do Bem e Rui Massena são alguns dos nomes mais sonantes da programação do Theatro Gil Vicente, para os dois primeiros meses de 2025.
Música e Teatro
A agenda de espetáculos para o primeiro mês do ano inicia com as “Boas-vindas a 2025” pela Banda Musical de Oliveira, no dia 4, às 21h30. No dia 11, às 21h30, temos o tradicional “Concerto de Ano Novo”, pelo CMB – Conservatório de Música de Barcelos, espetáculos que prometem proporcionar ao público um momento festivo com muita música e harmonia.
No dia 9, às 22h00, há mais música: Michael Formanek + John O’Gallagher, concerto que se insere no Ciclo Jazz ao Largo.
O teatro para adultos chega nos dias 17, às 21h30, e 18, às 18h00 e 21h30, com a peça “A Noite”, pela Yellow Star Company, a única obra de José Saramago (Prémio Nobel da Literatura) escrita para uma peça de teatro e que conta com a participação dos icónicos atores portugueses Diogo Morgado, Jorge Corrula, entre outros.
Já os mais novos começam o ano no reino da fantasia, podendo ver a peça “Manda os teus pais passear, outra vez”, pelo TEP – Teatro Experimental do Porto, no dia 12, com sessões às 16h00 e 18h00. Este espetáculo insere-se na rubrica “Em família no TGV”.
No dia 26, há oficina para bebés (dos 6 meses aos 5 anos). São também duas sessões, às 10h00 e 11h30, da peça “Há um rio nesta gota” pela Frenesim.
Cinema
Outras artes, outros gostos, no ano em que comemora 20 anos, o Cineclube Zoom traz ao espaço vicentino um mês repleto de exibições de filmes, curtas, documentários, conversas e comentários de
filmes a ter em atenção na diversificada programação do Cineclube: “Roída até ao Osso” de Tai Katô e “Yôko, a Delinquente” de Yasuo Furuhata – sessão dupla – Ciclo dos Mestres Japoneses Desconhecidos (IV), no dia 7, às 21h30; a exibição do filme “Uma Imagem de Mãe”, de Hiroshi Shimizu, com a presença do programador, Miguel Patrício, no dia 21, e, no dia 24, os filmes documentais: “Revolução” de Ana Hatherly; “O mar enrola na areia” de Catarina Mourão e “48” de Susana de Sousa Dias – sessão especial organizada pela Associação MUTIM. No dia 25, há ainda lugar para um cineconcerto com os filmes: “Wolfram, A Saliva do Lobo” de Joana Torgal e Rodolfo Pimenta e o filme “Assalto à 13.ª Esquadra”, de John Carpenter. Os bilhetes para as sessões de cinema têm um custo de 3,5 euros para o público em geral.
Stand-UP e Dança
Noutro registo, o stand-up está de regresso ao palco do TGV – desta feita, Luana do Bem apresenta o seu primeiro solo de stand-up, “Crente”, no dia 15, às 21h30, espetáculo inserido no ciclo das “4.ªs loucas”. A dança está também de volta ao TGV, no dia 26, às 18h00, com o espetáculo “Direitos da Criança”, pela Escola de Dança de Barcelos.
Fora de Portas
Na programação “Fora de Portas”, na Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, no dia 16 de janeiro, às 21h30, atua Ece Canli, e no dia 23, às 21h30, é a vez de Inês Malheiro atuar na Igreja do Terço, espetáculos inseridos no ciclo de concertos ‘triciclo’.
Square
Barcelos, em conjunto com os municípios do Quadrilátero, do qual fazem parte Braga, Famalicão e Guimarães, recebe de 29 de janeiro a 1 de fevereiro, o festival SQUARE.
Em Barcelos, o festival Square acontece no dia 30 de janeiro, entre as 16h00 e as 20h00, com concertos no Campo da Feira, Museu de Olaria, Theatro Gil Vicente, Centro Comercial Barlos e Vaticano.
Programação de fevereiro
São treze os espetáculos que ao longo do mês de fevereiro se vão realizar no Theatro Gil Vicente.
O grande destaque da programação vai para Rui Massena com o espetáculo “Parent’s House”, no dia 28 de fevereiro, às 22h00, um espetáculo onde somos convidados a explorar os recantos mais íntimos da nossa memória.
A abrir a programação do mês de fevereiro, a sala de espetáculos do TGV recebe a peça “Três em Lua de Mel” pelo TPC- Teatro Popular de Carapeços, no dia 1 de fevereiro, às 21h30. Ainda no dia 15, às 21h30, há a exibição do filme “Ser Português de Norte a Sul” pela Krisálida -Associação Cultural do Alto Minho.
O ciclo de programação “Em Família no TGV” está de volta ao espaço vicentino, com as tardes de domingo a serem dedicadas aos mais novos: nos dias 8, 9 e 16. Nos dias 8 e 9, com a peça “Hansel e Gretel, A Casinha de Chocolate”, pela Jangada Teatro – no dia 8, com duas sessões: às 16h00 e 21h30 e no dia 9, às 16h00. No dia 16, é a vez da peça “Antes de Começar” pela Companhia da Esquina, às 16h00.
Entretanto no dia 23, às 10h00 e às 11h30, há música para bebés (dos 0 aos 3 anos) com a peça “Crassh Babies 1.0” pela WeTumTum – Associação Cultural de Desenvolvimento Artístico.
Cinema, Dança e Música
A Associação Zoom – Cineclube continua a levar o cinema ao Theatro Gil Vicente. Desta feita, vai ser exibido, no dia 11, o filme “Megalopolis” e, no dia 18, o filme “Do Fundo do Coração”, ambos de Francis Ford Coppola. As sessões têm início às 21h30 e entrada paga.
Da arte da tela para a arte da dança, a programação de fevereiro do Theatro Gil Vicente inclui o espetáculo “Edgar Degas”, pela H.A.D – Histórias da Arte e da Dança, no dia 2 de fevereiro, às 18h00.
Na música, no dia 14, às 22h00, pode ainda assistir ao espetáculo com os músicos Joana Gama e Luís Fernandes que, após lançamento de cinco álbuns, propõem- se a apresentar o seu mais recente trabalho “Strata” para piano, eletrónica, numa coprodução do Theatro Gil Vicente. No dia 22, às 18h00, no âmbito do Serviço Educativo do triciclo, pode assistir ao espetáculo “Bia Maria & Convidados” – Qualquer um pode cantar – um trabalho comunitário que conta com a participação do Coro de alunos do Conservatório de Música de Barcelos, Cantadeiras do Lírio do Neiva e turma de Cavaquinhos da E.B. de Pontes de Tamel São Veríssimo.
Fora de Portas
Na programação “Fora de Portas”, o triciclo leva ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 6 de fevereiro, às 21h30, o concerto da artista Rita Silva.
Nota: Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).