O Município de Barcelos promove, de 18 a 24 de outubro, a Semana da Igualdade e Não Discriminação, com um conjunto de iniciativas que pretendem promover a inclusão e a participação de toda a comunidade na construção de uma cidadania mais ativa.
Assim, no próximo 18 de outubro, dia em que se assinala o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, é inaugurada, às 18h00, no Café-Concerto do Theatro Gil Vicente, a exposição “Tráfico Humano”.
Esta exposição resulta de um projeto fotográfico subordinado ao tema “Tráfico de Seres Humanos”, tendo sido selecionadas 12 fotografias de alunos do Curso Técnico de Fotografia da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos, que, sob a orientação dos professores Daniel Camacho e Graça Silva, responderam ao convite lançado pelo Município de Barcelos e pela Rede Regional do Norte de Apoio a Vítimas de Tráfico Humano (APF).
As imagens apresentam duas abordagens: no interior, encenadas em estúdio, os alunos “vestem a pele” de vítima; e, no exterior, em cenários que remetem para a prisão das vítimas e das suas esperanças de liberdade.
As 12 fotografias em exposição fazem parte da campanha nacional “Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas” e estiveram presentes nas redes sociais do Município e da APF, a 30 de julho de 2024.
No dia 22, entre as 9h30 e as 12h30, o Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos acolhe a sessão/debate “Igualdade nas questões LGBT+”, sessão moderada pela Professora Doutora Mafalda Duarte, Presidente do ISAVE, tendo como convidada Liliana Rodrigues, Investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. A sessão é destinada aos alunos do Ensino Secundário.
Ainda no dia 22, às 10h00, o Centro Escolar de Arcozelo recebe “A história do ciganinho Chico”, história inserida no programa educativo ” CONTAROLAR”.
No dia 23, às 10h30, no Theatro Gil Vicente, é apresentado o spot “Se não é para amar, mais vale acabar”, cujo mote é a prevenção da violência no namoro – SPOT de sensibilização. A sessão conta com a presença do Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Dr. Manuel Albano, e de Dr.ª Cristiana Barbosa – Grupo de Acção Social Cristã.
No dia 24 de outubro, dia em que se assinala o Dia Municipal para a Igualdade, é apresentado o Hino para a Igualdade e Não Discriminação, enquadrado no Plano Municipal da Igualdade e Não Discriminação.
Com duas sessões marcadas, às 10h30 e 14h30, no Theatro Gil Vicente tem lugar a conversa com a compositora e cantora Rita Redshoes, “De Igual para Igual”. A conversa incidirá sobre temas urgentes relacionados com a Igualdade de Género e de Oportunidades, onde o público é chamado a escutar e a participar ativamente numa reflexão sobre, por exemplo, a divisão das tarefas domésticas, a igualdade salarial, a participação política, o acesso à educação, entre outros assuntos.
Recorde-se que Barcelos tem em vigor o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2022-2027, cujas atividades pretendem contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa, nomeadamente pela promoção de políticas de igualdade de género e do conceito de cidadania plena nas dinâmicas de desenvolvimento social local.