Saltar para o conteúdo
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

Grupo de Solidariedade Humana

O Grupo de Solidariedade Humana de Arcozelo iniciou as suas atividades em 2001 e, ao longo do tempo, foi-se constituindo como uma estrutura de voluntariado de Proximidade. Este projeto, destinado aos arcozelenses funciona em três vertentes: Gabinete de Apoio Social; Gabinete de Enfermagem, saúde e bem-estar; e Voluntariado de proximidade.

O Gabinete de Apoio Social destina-se ao levantamento de necessidades, avaliação e acompanhamento de processos de intervenção social, assim como encaminhamento dos mesmos para entidades competentes, sempre que se justifique. Funciona diariamente de segunda a quinta-feira.

O Gabinete de Enfermagem, saúde e bem-estar funciona nas primeiras e terceiras Terças-feiras de cada mês com uma enfermeira voluntária e é um serviço gratuito. É feita avaliação de tensão arterial e frequência cardíaca, glicemia capilar, colesterol total, triglicerídeos e avaliação do peso e altura (IMC).

O Voluntariado de proximidade, neste momento constituído por um grupo de 20 pessoas, desenvolve a sua atividade junto de idosos ou pessoas em situação de isolamento social através de visitas domiciliárias regulares no sentido de combater a solidão e o isolamento através do estabelecimento de relações sociais de suporte. Além disso, faz também o acompanhamento dos seniores em diversas atividades organizadas pela Junta de Freguesia, como atividades de verão, festas ou sempre que se justifique.

 

Missão

A Missão do Grupo de Solidariedade Humana de Arcozelo é a promoção do bem-estar integral e da qualidade de vida dos habitantes da sua freguesia, através do desenvolvimento de projetos sociais capazes de promover a integração e a participação social e desencadear processos de mudança.

 

Valores

O Grupo de Solidariedade Humana de Arcozelo, no exercício da sua atividade, rege-se por valores como o respeito, igualdade, generosidade e solidariedade.

 

Objetivos

  • Levantamento de necessidades, avaliação e acompanhamento de processos de intervenção social;
  • Fomentar a educação para a saúde no sentido de promover o bem estar e a qualidade de vida da população;
  • Promover relações sociais de confiança e proximidade promotoras de suporte social e que ajudem a combater a solidão e o isolamento;

Regulamentos | Ação Social

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo  do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece as regras de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do concelho, mais desfavorecidos economicamente, com o objetivo de reduzir as dificuldades socioeconómicas e contribuir para o desenvolvimento educacional e a elevação cultural do concelho de Barcelos. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, º 163, de 21 de Agosto de 2015, pág. 24014 e seguintes. A alteração agora introduzida no Anexo I do regulamento, e que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Barcelos versão 2017.1
79 KB

Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Barcelos

Com o presente regulamento , o Município de Barcelos define as regras e os procedimentos a observar no apoio ao arrendamento habitacional do Município de Barcelos, visando apoiar as famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 54, de 17 de Março de 2016, pág. 9525 e seguintes. A alteração agora introduzida na redação da epígrafe e do nº 1 do artigo 6º, e que deu origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2º série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17838.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Barcelos Versão 2017.1
91 KB

Regulamento Municipal de Apoio à Habitação Social do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece um conjunto de regras e de procedimentos de apoio às famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 104, de 31 de Maio de 2016, pág. 17065 e seguintes. A alteração agora introduzida à redação da alínea i) do artigo 8º, que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento do Apoio à Habitação Social do Município de Barcelos Versão 2017.1
116 KB

Regulamento Municipal de Apoio a Projetos Sociais do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece as regras e os procedimentos de candidatura e avaliação de projetos sociais, com vista a apoiar os munícipes e agregados familiares ao nível da saúde oral, ocular, auditiva e de imagem, mormente, dos agregados familiares mais carenciados. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 252, de 28 de Dezembro de 2015, pág. 37833 e seguintes. A alteração agora introduzida na alínea d) do nº 1 do artigo 6º, que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Reg. Apoio Projectos Sociais Versão 2017.1
65 KB

Regulamento de Voluntariado

Com o presente Regulamento pretende-se defnir as linhas orientadoras para a criação de um Programa de Voluntariado no concelho de Barcelos, visando regulamentar a participação de voluntários em actividades, acções e projectos, entre outras, de natureza educativa, cultural e da acção social desenvolvidas pela Câmara Municipal de Barcelos, de modo a estimular o voluntariado e a contribuir para a formação social e cultural dos participantes.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento de Voluntariado 104 KB

2019 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DMT

Tamanho da Fonte