Saltar para o conteúdo
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

Centro Social e Paroquial de Fragoso

O Centro Social e Paroquial de Fragoso é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos. Surge da inexistência de respostas sociais que satisfizessem as necessidades da população de Fragoso e das freguesias limítrofes.

A iniciativa da criação desta instituição foi do Padre Manuel Martins de Sá, devido à vontade e necessidade manifestada pela população de Fragoso.

O edifício é constituído por 3 pisos, destinados à Creche, ao CATL, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, ao Serviço de Atendimento/Acompanhamento Social, à formação de catequese, escuteiros, teatro, música, reuniões dos vários grupos paroquiais e atividades recreativas e culturais, dispondo ainda de um salão polivalente.

 

Missão

O Centro Social e Paroquial de Fragoso, enquanto IPSS, propõe-se a contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos, cooperando com os serviços públicos competentes ou com as Instituições Particulares num espírito de solidariedade humana, cristã e social. Tem como missão o apoio social à comunidade, em todas as fases da sua vida, desde a infância à terceira idade.

O utente é a principal razão de existência da Instituição e tudo é feito a pensar na sua satisfação, através da oferta de um conjunto de serviços sociais, culturais e recreativos.

 

Visão

O Centro Social e Paroquial de Fragoso tem acompanhado, ao longo dos seus anos de atividade, a evolução e alterações sociais da sociedade portuguesa, apostando em respostas sociais do interesse da comunidade. Desta forma, pretende ser uma instituição reconhecida como referência referência ao nível do apoio social em termos da qualidade da nossa intervenção, promovendo o bem-estar de todas as comunidades na proximidade, desde a primeira infância à terceira idade.

Valores

  • O conceito unitário e global da pessoa humana e respeito pela sua dignidade;
  • O aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral de todos os paroquianos;
  • O espírito de convivência e solidariedade social como fator decisivo de trabalho comum, tendente à valorização integral dos indivíduos, das famílias e demais agrupamentos e da comunidade paroquial;
  • Respeito pela etnia, cultura, religião, língua, sexo, idade, orientação sexual e estilo de vida de todos os utentes;
  • Espírito de mútua ajuda entre os paroquianos e da consciencialização das carências do meio;
  • Respeito pela privacidade e dignidade em todos os contactos com os utentes.

 

Respostas Sociais

  • Creche
  • Prolongamento de horário
  • Centro de Atividades de Tempos Livres
  • Centro de Dia
  • Serviço de Apoio Domiciliário
  • Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social
  • Cantina Social
  • Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC)

 

Site Institucional: www.cspfragoso.com

Regulamentos | Ação Social

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo  do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece as regras de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do concelho, mais desfavorecidos economicamente, com o objetivo de reduzir as dificuldades socioeconómicas e contribuir para o desenvolvimento educacional e a elevação cultural do concelho de Barcelos. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, º 163, de 21 de Agosto de 2015, pág. 24014 e seguintes. A alteração agora introduzida no Anexo I do regulamento, e que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Barcelos versão 2017.1
79 KB

Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Barcelos

Com o presente regulamento , o Município de Barcelos define as regras e os procedimentos a observar no apoio ao arrendamento habitacional do Município de Barcelos, visando apoiar as famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 54, de 17 de Março de 2016, pág. 9525 e seguintes. A alteração agora introduzida na redação da epígrafe e do nº 1 do artigo 6º, e que deu origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2º série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17838.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Barcelos Versão 2017.1
91 KB

Regulamento Municipal de Apoio à Habitação Social do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece um conjunto de regras e de procedimentos de apoio às famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 104, de 31 de Maio de 2016, pág. 17065 e seguintes. A alteração agora introduzida à redação da alínea i) do artigo 8º, que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento do Apoio à Habitação Social do Município de Barcelos Versão 2017.1
116 KB

Regulamento Municipal de Apoio a Projetos Sociais do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece as regras e os procedimentos de candidatura e avaliação de projetos sociais, com vista a apoiar os munícipes e agregados familiares ao nível da saúde oral, ocular, auditiva e de imagem, mormente, dos agregados familiares mais carenciados. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 252, de 28 de Dezembro de 2015, pág. 37833 e seguintes. A alteração agora introduzida na alínea d) do nº 1 do artigo 6º, que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Reg. Apoio Projectos Sociais Versão 2017.1
65 KB

Regulamento de Voluntariado

Com o presente Regulamento pretende-se defnir as linhas orientadoras para a criação de um Programa de Voluntariado no concelho de Barcelos, visando regulamentar a participação de voluntários em actividades, acções e projectos, entre outras, de natureza educativa, cultural e da acção social desenvolvidas pela Câmara Municipal de Barcelos, de modo a estimular o voluntariado e a contribuir para a formação social e cultural dos participantes.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento de Voluntariado 104 KB

2019 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DMT

Tamanho da Fonte